Velame ou Carvoeiro

Característica Morfológica:

Altura de 5-10 m dotada de copa arredondada mais ou menos densa. Tronco geralmente tortuoso e mais ou menos cilíndrico com casca rugosa de 30-50 cm de diâmetro. Folhas alternas estipuladas ou seja, seguimento que prende a folha ao tronco de várias plantas, folhas compostas imparipenadas (com folíolos impares) com eixo comum (raque mais pecíolo) de 15-20 cm de comprimento. Folíolos ( são subdivisões da folha) compostas. são cartáceos, discolores (seco, flexível e tenaz)  em números de 8-12 glabros na face superior (desprovidos de pelos) e brancos-sedosos com as nervuras ferrugíneas-tomentosas (recoberta por pelos finos) na inferior, de 5-10 cm de comprimento por 2-4 cm de largura, sobre pecíolo de 4-6 mm de comprimento. Inflorescências  em panículas terminais (tipo de inflorescência em que caracteriza-se por um cacho em que os ramos vão decrescendo da base para o ápice) amplas de 10-15 cm de comprimento. Com flores amarelas muito perfumadas. Fruto legume (vagens) indeiscentes ( frutos que não abrem-se espontaneamente) achatadas de 4-5 cm de comprimento, com uma única semente muito dura.

Ocorrência:

Região amazônica até o oeste da Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul e Mato Grosso em cerrados e cerradões.



Madeira:

Muito pesada, (densidade de 1.02 g/cm3), dura de aspecto fibroso, textura grossa, muito resistente e durável.

Utilidade:

A madeira é empregada apenas localmente para lenha e carvão de grande poder calorífico, bem como para carpintaria e para obras externas (mourões, dormentes, estacas) As flores são apícolas (ou seja apreciadas pelas abelhas) A árvore é rústica  e de rápido crescimento, é recomendada  para reflorestamento heterogêneos destinados a áreas degradadas.

Informações ecológicas:

É uma planta semi-decídua (perdem suas folhas em uma determinada época do ano) é heliófita (precisa da luz solar) e xerófita ( adaptada a viver em climas semi-áridos e desérticos) características exclusiva dos cerradões e matas semi-decíduas de regiões altas do Brasil Central e região amazônica.

Apresenta frequência elevada, não obstante muito irregular e descontínua na sua dispersão ao longo de sua vasta área de distribuição. O corre preferencialmente e em capoeira  sobre terrenos bem drenados situados em altitudes acima de 800 m. Produz anualmente abundante quantidades de sementes viáveis  disseminadas pelo vento.


Floresce durante os meses de outubro-novembro e os frutos amadurecem em julho-agosto.


Obtenção de Sementes:


Colhem-se os frutos (vagens) diretamente da árvore quando adquirirem coloração palha e iniciarem a queda espontânea Estes já podem ser considerado como sementes para fins de semeadura. A remoção da semente verdadeira é um tanto trabalhosa, entretanto permite escarificar química ou mecanicamente as sementes e melhorar sensivelmente a taxa de germinação. Um kg de frutos equivale a aproximadamente 4.800 unidades.

Produção de Mudas:

Colocar as vagens ou sementes escarificadas para germinação, logo que colhidas em canteiros a pleno sol  contendo substrato arenoso. A emergência ocorrerá de 4-5 semanas e a taxa de germinação  geralmente é baixa, mesmo ocorrendo com sementes escarificadas.


Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 02



3 comentários:

  1. Muito bom, estava pesquisando sobre essa árvore, valeu.

    ResponderExcluir
  2. Quero plantar uma na frente da minha casa em homenagem ao nome delanque deram na rua. Mas esta dificl de encontrar.

    ResponderExcluir