Alecrim-de-Campinas

Característica Morfológica:

Pode chegar uma altura de 15-25 m com tronco curto, de 50-80 cm de diâmetro, copa perenifólia globosa , folhas adultas de cor verde escura, compostas de 7-15 cm de comprimento.

Ocorrência:

São Paulo até Rio Grande do Sul na floresta pluvial subtropical.




Madeira:

É pesada (densidade de 0,92 g/cm3), dura de grande resistência mecânica porém não elástica, e de longa durabilidade.

Utilidade:

A madeira tem utilidade na carpintaria, vigamentos, tornearia e confecção de raios de carroças e bengalas. Devido à sua dureza foi muito utilizada pelos índios para o fabrico de flechas e tacapes. Seus ramos feliáceos e folhas são muito tóxicos. Os frutos são muito apreciados por morcegos. A árvore é muito ornamental, principalmente por sua copa perene e densa, é capaz de proporcionar uma ótima sombra. Apesar de apresentar lento crescimento tem sido largamente empregada na arborização urbana. É ótima  para ser empregada no adensamento florestal, por se tratar de planta típica do interior de floresta sombria.

Informações Ecológica:

É uma planta semidecídua , ombrófila (que tem chuvas intensas e constantes) clímax da floresta pluvial subtropical, preferindo solos rochosos e úmidos de boa fertilidade, exceto os encharcados. Apenas de sua ocorrência no interior da mata primária, tolera bem a luz direta quando adulta.

Floresce mais de uma vez por ano, porém com maior intensidade nos meses de outubro-novembro. A maturação dos frutos ocorre predominantemente nos meses de dezembro-fevereiro.


Obtenção de Semente:

Os frutos são recolhidos do chão  logo após sua queda. Podem ser assim diretamente utilizados  para a semeadura como se fossem sementes, não havendo necessidade  de sua polpa que é fina e mantém a umidade das sementes. Um kg de frutos contém 400 unidades.

Produção de Mudas:

A semeadura devem-se seguir à coleta dos frutos frescos sob a árvore. Como tratam-se de sementes (frutos) grandes, é convenientes semeá-las diretamente em embalagens individuais contendo solo organo-argiloso e, cobrindo-as com um cm de solo. A germinação  é lenta (30-60 dias), porém abundante. O desenvolvimento das mudas é lento, ficando pronta para o plantio no local definitivo com 1 ano.


Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01




Nenhum comentário:

Postar um comentário