Sombreiro ou Sombra-de-vaca

Característica  Morfológica:

Altura de 6-12 m com tronco curto e revestido por casca fina e lisa. Folhas compostas trifoliadas, ou seja, três folhas cujas folhas agrupam-se em três  estipulares (referem-se no que existe  na sustentação dos pecíolos ou segmento que prende a folha ao tronco de várias plantas) decíduas, longo-pecioladas; folíolos coriáceos ( quebra facilmente), na face superior glabros ( desprovidas de pelos) e na face interior seríceo-pubescentes (cobertas por pelos finos) de 14-20 cm de comprimento por 5-7 cm de largura. Inflorescências em racemos (quando os pedicelos das flores inserem-se  em diversos níveis em cacho). Com flores  de coloração azul-violeta. Frutos vagens achatadas e deiscentes (Abrem-se e liberam suas sementes ainda na planta).

Ocorrência:

Amazonas, Pará, Maranhão e Tocantins na floresta pluvial amazônica de terra firme.


Madeira:

Moderadamente pesada, mole, medianamente resistente, fácil de trabalhar, de baixa durabilidade sob condições  naturais.

Utilidade:

A madeira pode ser empregada em construção civil como divisórias internas, forros e, para construção de brinquedos e caixotaria. A árvore proporciona ótima sombra, além apresentar características ornamentais. É ótima para arborização urbana e rural, para o que já vem sendo largamente utilizada nas regiões sudeste e norte do país. Como planta rústica e de rápido crescimento, é presença indispensável nos reflorestamentos heterogêneos destinados à reconstituição da vegetação de áreas degradadas de preservação permanente.

Informações Ecológicas:

Planta decídua (perdem suas folhas em determinada época do ano) é heliófita ( precisa da luz solar) e seletiva higrófita (planta que gosta de umidade) características de formações secundárias da floresta pluvial amazônica. Apresenta nítida preferência por solos férteis e úmidos. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis.

Floresce durante o verão, prolongando-se até abril-maio em certas regiões. Os frutos amadurecem em maio-julho quando iniciam-se a queda das folhas.

Obtenção de Sementes:

Colhem-se os frutos (vagens deiscentes) diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida levá-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. Um kg contém aproximadamente 1.800 sementes. Sua viabilidade em armazenamento é superior 4 meses.

Produção de Mudas:

Colocam-se as sementes para germinação logo que são colhidas em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso. Cobri-las levemente com substrato peneirado e irrigar diariamente. A emergência ocorrerá de 10-20 dias e a taxa de germinação é elevada. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando ainda bem pequenas 3-4 cm. O desenvolvimento das mudas é rápido, o mesmo ocorrendo com as plantas no campo que podem facilmente ultrapassar 2,5 m aos 2 anos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário