Babosa Branca

Característica Morfológica:

Altura de 7-10 m , com tronco de 20-30 cm de diâmetro. Folhas simples, ásperas. ao tato de 18-24 cm de comprimento. Flores grandes, de cor branca, dispostas em corimbos terminais (corimbos é um tipo de inflorescência no qual o eixo é curto e os pedicelos  das flores são longos, inserindo-se a diferentes alturas do  eixo). Os frutos são drupas ( é um tipo de fruto carnoso com apenas uma semente protegida por um caroço duro) com poupa adocicada e pegajosa.

Ocorrência:

Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, no interior  de matas úmidas, principalmente semidecíduas.



Madeira:

Moderadamente pesada, resistente, medianamente durável sob condições adversas.


Utilidade:

A madeira é apropriada para carroçaria ( cubos de rodas e mancais), marcenaria, carpintaria e obras internas. A árvore é muito ornamental quando em flor. Pelo porte e densidade da copa, pode ser utilizada com sucesso na arborização de ruas estreitas. Seus frutos são consumidos por alguns tipos de pássaros.

Informações Ecológicas:

É uma planta semidecídua (perde parte de suas folhas durante o ano) é esciófita ( espécie adaptada a desenvolver-se na sombra) e seletiva higrófita (adapta a umidade) habita as florestas úmidas, ocorrendo  também em áreas abertas como espécie secundária. Produz anualmente grandes quantidades de de sementes viáveis.

Floresce em mais de uma época do ano, porém com maior intensidade durante os meses de outubro fevereiro. Os frutos amadurecem principalmente nos meses de setembro-novembro.

Obtenção de Sementes:

Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. Em seguida deverão despolpá-los manualmente através de esfregaço em peneira sob  água corrente e deixá-los  ao sol para secagem. A semeadura pode também ser efetuada diretamente com os frutos sem despolpamento; isso é particularmente  conveniente quando o plantio é imediato e próximo ao local da colheita. Um kg equivale aproximadamente 3.300 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é curta, não ultrapassando 5 meses.


Produção de Mudas:

Semear os frutos ou sementes logo que forem colhidos, em canteiros semi-sombreados ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. O índice de germinação das sementes frescas sem qualquer tratamento é geralmente baixa e, a emergência ocorrerá em 40-60 dias. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 4-5 meses.







Nenhum comentário:

Postar um comentário