Bracaatinga ou Bracatinga

Característica Morfológica: 

Altura de 5-15 m com tronco de 30-40 cm de diâmetro. Folhas compostas muito variáveis, com 4-14 pares de pinas  opostas de 3-6 cm de comprimento, foliólos em números de 15-30 pares por pina, de 4-8 mm de comprimento.

Ocorrência:

São Paulo ao Rio Grande do Sul em regiões de altitudes na florestas de pinhais.


Madeira:

Moderadamente  pesada (densidade de 0,67 g/cm3), dura ao porte, medianamente, de baixa durabilidade natural.

Utilidade:

A madeira cerrada é empregada na construção civil, para acabamentos internos e, principalmente para compensados e caixotaria. É ótima para  carvão. A árvore é bastante ornamental, principalmente quando em flor. Pode ser empregada com sucesso no paisagismo, principalmente na arborização de ruas estreitas. Como planta pioneira de rápido crescimento, não deve faltar nos plantios de áreas degradadas de preservação em composição mista. As flores são melíferas.

Informações Ecológicas:

Planta semidecídua (floresta que perdem parte de suas folhagens em determinada época do ano), é heliófita (precisa da luz solar) pioneira bastante indiferentes quanto às condições  físicas do solo. É características e exclusiva das matas de pinhais, principalmente de de associações secundárias, onde chega  frequentemente a formar agrupamento puros. produz anualmente grande quantidade de sementes variáveis.

Floresce durante longo período, porém com mais intensidade a partir de junho até agosto. Os frutos amadurecem em novembro-janeiro.

Obtenção de Sementes:

Colher os frutos (pequenas vagens) diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. Em seguida levá-los ao sol  para secar e facilitar a abertura manual e retirada das sementes. Um kg equivale aproximadamente 66.000 unidades.

Produção de Mudas

As sementes são duras  e devem ser escarificadas antes da semeadura para melhorar a germinação. Isso pode ser feito fervendo-as durante 3 minutos ou deixando-as de molho em água durante 2 dias. Semeá-las em seguida em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato argilo-arenoso, mantidos em ambientes semi-sombreados ou a pleno sol. A emergência  ocorrerá em 20-30 dias e, a taxa de germinação é alta. Transplantar as mudas dos canteiros para as embalagens individuais quando atingirem 4-5 cm, as quais ficarão prontas para o plantio no local definitivo e 3-4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido.





Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01


Links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário