Monjoleiro ou Paricá-branco

Característica Morfológica:

É uma planta espinhenta de 15-20 m de altura, com tronco de  40-60 cm de diâmetro. Possuem folhas compostas bipinadas, de 20-26 cm de comprimento, com 10-16 jugas. Pinas de 6-8 cm de comprimento com 24-34 pares de folíolos. Fruto legume deiscente (frutos que abrem-se suas sementes ainda na planta).

Ocorrência:

Região amazônica até o Paraná, na floresta latifoliada semidecídua (perde parte de suas folhagens em determinada época do ano) é particularmente frequente nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.


Madeira:

É moderadamente pesada (densidade de 0,79 g/cm3), é mole porém resistente, dócil ao cepilho e a cerra, fornecendo boa superfície ao envernizamento.

Utilidade:

A madeira é própria para marcenaria, torno e dobras internas. A casca serve para curtir couro. A árvore possui copa frondosa proporcionando boa sombra, além de ser ornamental quando em flor. pode ser empregada com sucesso na arborização urbana e rural. Como planta pioneira e rústica, não pode faltar no reflorestamentos mistos destinados ao plantio em áreas de preservação permanente.

Informações Ecológica:
É uma planta semidecídua ( perde parte de suas folhas durante o ano) decídua seletiva xerófita (plantas que localizam-se em regiões climáticas áridas) heliófita ( necessita da luz solare pioneira, porém também expressivamente dispersa nas florestas primária da Bacia do Rio Paraná. Nas formações secundárias, sua ocorrência é expressiva em todos os estágios sucessionais, particularmente nas encostas e topos de morros de terrenos pedregosos e secos. Produz anualmente grande quantidade de sementes que garante sua regeneração natural.

Floresce durante os meses de dezembro-março. A maturação dos frutos ocorre no período de agosto-setembro com a planta quase totalmente despida de  sua folhagem.

Obtenção de Sementes:

Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando inciarem sua abertura espontânea. Em seguida levá-los ao sol para completar a abertura das sementes. Um kg equivale aproximadamente 9.600 sementes.

Produção de Mudas:

As sementes são colocadas para germinar logo que são colhidas sem nenhum tratamento. em canteiros semi-sombreados contendo substrato  organo-arenoso. Cobri-las com uma leve camada de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorrerá de 4-8 dias e, a taxa de germinação geralmente é alta (mais de 90 %) para sementes frescas. Transplantar as mudas para canteiros individuais quando atingirem  3-5 cm. O desenvolvimento das mudas é bastante rápido, ficando prontas para o plantio  no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo também é bastante rápido, alcançando facilmente 4-5 m aos 2 anos.



Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01








5 comentários:

  1. Pode comer as vagens. ou (vajens) bom vejo que são lindas e devem ser ricas em nutrientes.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho de fato que essa árvore deve ser bem mais explorada pôr nós, Suas sementes são lindas. me responda. Eu á comi crua tem um gosto muito forte. preciso saber mais sobre ela. já vi pessoas fazendo bochecho para dor de dente.

    ResponderExcluir
  3. Me estranha um artigo público dessa abrangência não constar o nome científico da planta em questão!

    ResponderExcluir