Cina-cina ou Espinho-de-jerusalém

Característica Morfológica:

É uma planta espinhenta de 5-10 m de altura, com tronco de 20-30 cm de diâmetro. Folhas compostas de 1-2 pares de pinas. Cada pina é formada por uma ráquis (designação dada ao eixo central de estruturas biológicas ramificada folhas pinadas e forma biológica semelhante) plana de 20-30 cm de comprimento, com folíolos afastados entre si e de tamanho muito reduzido.

Ocorrência:

Sudoeste do Rio Grande do Sul e sertão do nordeste do país em campos e na caatinga respectivamente.


Madeira:

É moderadamente pesada (densidade de 0,61 g/cm3), dura compacta, bastante durável, de cerne e alburno distintos (alburno é a parte externa mais nova e funcional  da madeira em plantas lenhosas).

Utilidade:

A madeira é empregada em carpintaria e, para lenha e carvão. A árvore é bastante ornamental, principalmente pela forma bizarra de suas folhagens e pela longa e intensa floração; presta-se muito bem para o paisagismo, principalmente para a arborização de ruas estreitas, o que já vem sendo feito em muitas cidades da região  sul. as flores são melíferas e muito perfumadas.

Informações ecológica:

É uma planta perenifólia (mantém suas folhas durante todo ano) heliófita ( precisa da luz solar) é uma característica de formações abertas, como campos e caatingas , de locais alagáveis e terrenos aluviais. Raramente é encontrada na mata alta. Geralmente ocorre em comunidades densas.

Floresce quase o ano inteiro, porém com  maior intensidade nos meses de agosto-setembro. Os frutos amadurecem predominantemente no meses de outubro-janeiro, entretanto permanecem na árvore por mais algum tempo.

Obtenção de Sementes:

Colhem-se os frutos (vagens) diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. Em seguida deve deixá-lo ao sol para secagem  para facilitar a abertura e retirada das sementes. Um kg contém aproximadamente 9.000 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é superior a 10 meses.

Produção de Mudas:

As sementes são duras e germinam melhor se forem escarificadas mecanicamente; deverão ser postas para germinar logo que forem colhidas do canteiros ou embalagens individuais contendo substrato rico em  matéria orgânica. As sementes deverão ser cobertas com substrato peneirado  e irrigar duas vezes ao dia. A emegência ocorrerá de 8-16 dias e apresentam bom índice de germinação. o desenvolvimento das mudas é moderado, ficando prontas para serem levadas para  o plantio no campo de 8-10 meses. o desenvolvimento das plantas no campo é moderadamente rápido, alcançando 2,5 m aos 2 anos.




Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01



Nenhum comentário:

Postar um comentário