Tucaneiro ou baga-de-tucano


Características Morfológicas: 

Sua altura pode chegar de 8-20 m com tronco de 60 cm de diâmetro. As folhas são subcoriáceas (folhas oblongas ou elípticas) com a face inferior de coloração mais clara e com nervuras pubescentes (coberta por pelos finos) e de coloração marrom-clara, de 10-20 cm de comprimento por 3-7 cm de largura.

Ocorrência: 

Encontram-se na Bahia,ao Rio Grande do Sul, na floresta pluvial atlântica e matas de galeria.



Madeira: 

É leve macia ao corte, textura grossa, de  baixa durabilidade natural, principalmente quando exposta.



Utilidades: 

A madeira pode ser aproveitada para tabuado em geral, para forros, confecção de brinquedos, artefatos leves, caixotaria. Os frutos são muito apetecido por várias espécies de pássaros. As flores são melíferas (que produz mel). É uma planta de rápido crescimento e adaptada a terrenos muito úmidos e brejosos, é indispensável  nos plantios mistos destinados à recomposição de áreas ciliares degradadas.


Informações ecológicas: 

É uma planta decídua( que perdem suas folhas em determinada época do ano). É heliófita (precisa da luz solar). E higrófita (planta que gosta de umidade). É uma característica de floresta de galeria e pluvial atlântica. É rara fora da faixa litorânea, podendo ser encontrada apenas nas matas ciliares. Ocorre preferencialmente em terrenos  muito úmidos e até brejosos, onde apresenta ótima regeneração natural em vários estágios da sucessão secundárias; é rara no interior da mata primária densa. 

Produz anualmente grande quantidade de sementes disseminadas pela avifauna. Floresce durante os meses de outubro-dezembro, junto com o surgimento das novas folhas. Os frutos amadurecem em janeiro-março.

Obtenção de Sementes: 

São colhidos diretamente da árvore quando iniciarem sua queda espontâneas. Em seguida deixam-se amontoados alguns dias para iniciar sua decomposição e despolpá-los manualmente em peneira sob água corrente, deixando as sementes ao sol para secagem. Um kg contém cerca de 19.000 unidades.

Produção de Mudas: 

Colocam-se as sementes para germinação logo que são colhidas e sem nenhum tratamento , em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso e mantido em ambiente sombreado; cobri-las com uma fina camada de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorrerá de 20-40 dias e, a taxa de germinação geralmente é superior a 80%. Devem-se transplantar  as mudas do canteiros para embalagens individuais quando alcançarem 4-6 cm, as quais atingirão o tamanho adequado para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas nos campo é rápido podendo atingir  4 m aos 2 anos.



Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01



Links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário