Castanha de Macaco

Característica Morfológica:

Altura de 8-15 m com tronco de 30-50 m de diâmetro. Folhas aglomeradas na extremidade  dos ramos, de 15-20 cm de comprimento por 7-14 cm de largura. As flores são muito perfumadas , formam-se inflorescências que caem  diretamente do tronco  e ramos. O fruto é uma baga globosa grande com pouca carnosa.

Ocorrência

Toda a amazônia, em margens inundáveis  dos rios.



Madeira:

É leve com densidade de 0,42 g/cm3, macia ao corte, textura média, grã direita superfície ligeiramente áspera, de baixa resistência ao ataque  de organismos xilófagos (é um tipo de inseto que alimenta de   madeira).

Utilidade:

A madeira pode ser empregada em fabrico de brinquedos, embalagens leves, folhas faqueadas para compensados, raquetes, moldes para fundição, artefatos leves. A árvore em florescimento é  um dos espetáculos mais belos  e curiosos da natureza, com o tronco virtualmente enchendo-se de flores. É excelente para o paisagismo em geral. Seu único inconveniente é o grande e pesos dos frutos que podem causar acidentes na queda e produzem mal cheiro forte no seu apodrecimento. Apesar de ser planta amazônica de solos  brejosos, desenvolvem-se muito bem em terrenos secos do centro sul do país.

Informações Ecológicas:

É uma planta decídua (perdem parte de sua folhas em uma determinada época do ano) é heliófita ( precisa da luz solar) e higrófita ( adapta à umidade), característica de terrenos inundáveis de beira de igapós e margem de rios de toda a região amazônica. Apresenta dispersão  ampla, porém em baixa densidade populacional. Produz anualmente muita semente.


Floresce durante um longo período do ano (meses de setembro-março). Os frutos amadurecem e dezembro-março.

Obtenção de Sementes:

Recolhê-los os frutos no chão logo após a queda espontânea, quebrá-los manualmente para a retirada da massa mucilaginosa que contém as sementes e, lavá-la em água corrente dentro de uma peneira. Em seguida deixar as sementes no sol  para secagem. Um kg contém cerca de aproximadamente 3.500 sementes.

Produção de Mudas:

Colocar as sementes para germinar, logo que colhidas e sem nenhum tratamento, em canteiros semi-sombreados ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorrerá de 8-15 dias e, a taxa de germinação  geralmente é superior a 80% nas primeiras semanas da colheita. Replantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando estiverem com 6-10 cm e, daí para o plantio no campo com 5-7 meses.





Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01
































Nenhum comentário:

Postar um comentário