Geneúna ou Cássia-grande

Características morfológicas:

Altura de 15-20 m, com troncos de 40-60 cm de diâmetro. Folhas compostas de 10-12 pares de folíolos de 4-6 cm  de comprimento por 1-3 cm de largura.

Ocorrência:

Região Amazônica, na floresta de terra firme.


Madeira:

Moderadamente pesada, , muito resistente, medianamente dura, de belo aspecto, textura fibrosa, de média durabilidade sob condições adversas.

Utilidade:

A madeira pode ser empregada na construção civil, principalmente para acabamentos internos. A árvore é extremamente ornamental, principalmente quando em flor, podendo der utilizada com sucesso no paisagismo em geral. Está perfeitamente adaptada à região centro-sul do país, onde já é muito empregada na arborização urbanas de grandes avenidas. Seu único inconveniente para cultivo em lugares públicos é o tamanho de suas vargens lenhosas que chegam a pesar quase 1 kg.

Informações Ecológicas:

É uma planta decídua (Perdem suas folhas numa determinada época do ano, geralmente nos meses mais frios outono-inverno) e heliófita (precisa da luz solar também  indiferente às condições físicas do solo, característica da mata secundária e da floresta primária  aberta de terra firme. Produz anualmente grande quantidades de sementes em  viáveis.

Floresce a partir do final de agosto com a planta quase totalmente despida de suas folhagem, prolongando-se até novembro. Os frutos (vagens) amadurecem em agosto-setembro, entretanto permanecem na árvore por mais alguns meses.

Obtenção de Sementes:

Os frutos são colhidos da árvore quando iniciarem a queda espontânea, recolhê-los no chão após  queda. Em seguida deverá deixá-los ao sol para secagem para facilitar o quebramento e liberação das sementes. Um kg de sementes contém aproximadamente 1.890 unidades.

Produção de Mudas:

Escarificar mecanicamente as sementes antes da semeadura para aumentar a germinação. Em seguida semeá-los em canteiros semi-sombreados ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato argiloso-arenoso; cobri-las com uma leve camada do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorrerá de 8-12 dias e, a taxa de germinação geralmente é superior a 60%. Transplantar as mudas dos   canteiros  para embalagens individuais  quando atingirem 4-6 cm e daí para o plantio no local definitivo em mais 5-6 meses.



Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01








Nenhum comentário:

Postar um comentário