Imbirema

Característica  Morfológica:

Altura de 10-20 m com tronco de 50-80 cm de diâmetro. Folhas simples, curtas e pecioladas, glabras (desprovidas de pelos), e subcoriáceas (folhas oblongadas e elípticas) de 8-16 cm de comprimento por 4-7 cm de largura.

Ocorrência:

Sul da Bahia e norte do Espírito Santo, Minas Gerais ( Vale do Rio Doce), na floresta pluvial atlântica).



Madeira:

É leve ( densidade de 0,51 g/cm3), medianamente resistente, fácil de serrar, textura média, de baixa resistência ao ataque de xilófagos (insetos que alimentam de madeira).

Utilidade:

A madeira pode ser empregada para confecção de  compensados estrutural, móveis comuns, forros painéis, embalagens, cabos de vassoura. As sementes são apreciadas por macacos e roedores. A árvore é frondosa (cheia de folhas, bela, e com galhos bem ramificados) e proporciona ótima sombra, pode ser usada com sucesso no paisagismo em geral. Como planta adaptada a insolação direta e a terrenos secos, é apropriada para reflorestamento mistos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.

Informações Ecológicas:

É uma planta que pode perder suas folhas em uma determinada época do ano ou não também precisa da luz solar é seletiva xerófita (São plantas que localizam-se em regiões climáticas desérticas como os ambientes secos de regiões semiáridas e semiúmidas como a caatinga), característica da mata pluvial atlântica. Apresenta dispersão uniforme, porém com baixa densidade populacional. Ocorre preferencialmente altos e bem drenados, tanto no interior da mata primária densa como em formações secundárias. Produz  anualmente moderada quantidades de sementes viáveis.

Floresce durante os meses de março-abril. Os frutos amadurecem no período de junho-setembro.

Obtenção de Sementes:

Colher os frutos diretamente da árvore quando completarem a abertura espontânea. Em seguida levá-los ao sol para completar abertura e liberação das sementes. Um kg equivale  1.870 sementes. Sua viabilidade em armazenamento é curta, não ultrapassando 60 dias.

Produção de Mudas:

Colocar as sementes para germinar logo que serem colhidas e sem nenhum tratamento, diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso e mantidas em ambientes semi-sombreados. Cobrir as sementes com uma leve camada de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorrerá de 30-40 dias e, a taxa de germinação geralmente é alta geralmente para sementes recém-colhidas. O desenvolvimento das mudas é rápido, podendo ser levadas para o plantio no local definitivo em 6-8 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é apenas moderado.


Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01





Links:




Margarido Nascimento





Nenhum comentário:

Postar um comentário