Características Morfológicas:
Altura de 8-10 m, com tronco de 30-40 cm de diâmetro. Folhas compostas pinadas, com 8-12 pares de folíolos de 3-5 cm de comprimento. Folhas amarelas, reunidas em rácemos terminais (é um tipo de inflorescência). fruto legume cilíndrico e lenhoso.
Ocorrência:
Paraná e Santa Catarina na floresta de pinhais.
Madeira:
Moderadamente pesada, compacta, dura, de fibras revessas (sentido contrário), moderadamente durável.
Utilidade:
A madeira pode ser empregada para obras leves, confecção de brinquedos, laminados. A árvore em flor é um belo espetáculo da natureza, cobrindo toda a copa de círculos amarelos. É excelente para o paisagismo em geral, tanto pela beleza da floração como pela forma da copa. Tem sido muito usada para arborização de ruas na região sul do país. Como uma planta rústica e adaptada a insolação direta, não pode faltar nos reflorestamento mistos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.
Informações Ecológicas:
É uma planta perenifólia (mantém suas folhas o ano inteiro). É heliófita (necessita da luz solar), característica da formação secundárias das florestas situadas em regiões de altitudes, como a mata de pinhais. Sua ocorrência no interior da mata primária densa é rara. apresenta dispersão irregular e descontínua. Produz anualmente grandes quantidades de sementes viáveis.
Floresce nos meses de novembro-janeiro conferindo à árvore beleza indescritível A maturação dos frutos ocorre durante os meses de junho-julho.
Obtenção de Sementes:
Colhem-se os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou podem ser recolhido do chão após a queda. Em seguida deixá-los ao sol para secagem e facilitar o quebramento com o martelo e liberação das sementes. Um kg equivale aproximadamente 5.700 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é superior a 10 meses, porém caruncha com facilidade sob temperatura ambiente.
Produção de mudas:
Escarificar mecanicamente as sementes antes da semeadura para aumentar a germinação. Em seguida semeá-los em canteiro semi-sombreados ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso; cobri-las com uma leve camada de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A germinação ocorrerá de 15-35 dias e, a taxa de germinação geralmente é inferior a 50% . Transplantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando atingirem de 4-6 cm, as quais atingem o tamanho ideal para plantio no local definitivo em 7-8 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é moderado, podendo alcançar 2,5 m aos 2 anos.
Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01
Links:
Nenhum comentário:
Postar um comentário