Pinheiro-do-Paraná




Características Morfológicas:  

É uma planta dióica ( apresenta órgãos sexuais masculinos  e femininos em indivíduos distintos). Chega a uma altura de 20-50 m com tronco retilíneo de 90-180 cm de diâmetro. As folhas são coriáceas ( sua textura é semelhante a um couro e quebra facilmente), glabras ( desprovidas de pelos) e pungentes ( que tem ponta aguçada) e chegam a um tamanho de 3-5 cm. A árvore jovem tem a forma piramidal.

Ocorrência: 

Minas Gerais Rio de Janeiro até o Rio Grande Sul e regiões de altitude acima de 900 m.( no Sul acima de 500 m).



Madeira: 

É leve ( densidade de 0,55g/cm3) é macia, e pouco durável.

Utilidade: 

A madeira é própria para forros, molduras, ripas para confecção de cabos de vassoura, caixotaria, brinquedos, estruturas de móveis, palitos de fósforos, pás de sorvetes, lápis, carretéis, utensílios domésticos. É amplamente cultivada no Sul do país para produção de madeira e pasta celulósica. Seu fruto pinhão é comestível e muito  apreciado no Sul. A árvore é extremamente ornamental, podendo ser empregada no paisagismo. Os frutos são consumidos por várias espécies da fauna; uma ave gralha azul ao esconder os frutos no solo para posterior consumo ela acaba involuntariamente plantando-a.

Informações ecológicas: 

É uma planta perenifólia( folhas persistente mantém as folhas o ano inteiro) e heliófila ( Planta que  precisa de muita luz solar.) É pioneira característica de regiões de altitude onde forma as chamadas matas de pinhais. Ocorre geralmente na forma de agrupamento quase homogêneos, dominando completamente o dossel superior. Em seu bosque ocorrem espécies arbóreas de menor porte.
Floresce nos meses de setembro-outubro, na verdade esses são os meses em que ocorre a produção de pólen (minúsculos grãos produzidos pelas flores das plantas mais evoluídas). ocorre nas flores masculinas e a polinização das flores femininas já formada muitos deses antes. A maturação dos frutos verifica-se nos meses de abril-maio, 20 meses após o início da formação das flores femininas.

Obtenção de Sementes: 

As sementes são recolhidas do chão após sua queda  das árvores femininas. Um kg de sementes contém aproximadamente 150 unidades. Sua viabilidade é gradualmente diminuída após sua colheita reduzindo-se totalmente em 120 dias.



Produção de Mudas: 


Colocam-se as sementes para germinação  logo que colhidas diretamente em recipientes individuais. A emergência ocorre em alguns dias e, a taxa de germinação  é alta  com sementes novas.






Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01



Links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário