Oiti


Características Morfológicas:

chega a uma altura de 8-15 m com tronco de 30-50 cm de diâmetro. Possui uma copa frondosa. Com folhas simples, tomentosas (recoberta por pelos finos) em ambas as faces de 7-14 cm de comprimento por 3-5 cm de largura.

Ocorrência:

Pernambuco até norte do Espirito Santo e vale do Rio Doce em minas Gerais, na floresta pluvial atlântica.




Madeira:


É pesada com densidade de 0.98 cm/3. dura resistente, de textura média para grossa, e de longa longevidade.

Utilidades:

É própria para construção civil, para obras externas, como estacas, postes, dormentes, embarcações e quilhas de navios. A árvore fornece ótima sombra, sendo por isso preferida para plantios em praça jardins, ruas avenidas principalmente no norte do país e de regiões litorâneas. Produz grande quantidades de frutos muito procurados pela fauna em geral. É ótima para plantio mistos em áreas degradadas de preservação permanente.

Informações Ecológicas:

É uma planta perenifólia (mantém as folhas durante o ano inteiro). É heliófita (necessita da luz solarque é uma característica da mata fluvial atlântica. Ocorre tanto no interior da floresta primária densa como em formações abertas e secundárias. Apresenta distribuição irregular e descontínua ao longo de sua área de dispersão. Produz anualmente grande quantidades de sementes viáveis.

Floresce durante os meses de junho-agosto, Os frutos amadurecem em janeiro-março.

Obtenção de Sementes:

Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou podem ser recolhido no chão após a queda. Caso deseja-se armazená-los ou remetê-los para outros locais, é conveniente despolpá-los para reduzir o volume e evitar o escorrimento da sua polpa suculenta. Um kg de sementes contém aproximadamente 84 unidades.

Produção de Mudas:

Devem-se colocar as sementes  ou frutos para germinar, logo que colhidos e sem nenhum tratamento, diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso. E cobrir com uma camada de 1,5 cm de substrato e irrigar diariamente. A emergência ocorrerá em 10-20 dias e, a taxa de germinação é superior a 90%.




Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01


Links:


Margarido Nascimento








Nenhum comentário:

Postar um comentário