Rabo-de-cutia ou flor-da-amizade

Características Morfológicas:

Altura de 3-5 m com troncos multíplos de 15-20 cm de diâmetro. Flolhas simples, glabras (desprovidas de pelos). E de cor amarela, 8-13 cm de comprimento por 3-5 de largura. Inflorescências em capítulos grandes.

Ocorrência:

Bahia até São Paulo e Rio de Janeiro na Serra do Mar.



Madeira:

Leve, mole de baixa durabilidade natural.

Utilidade:

A madeira devido as pequenas dimensões é aproveitada apenas para lenha e carvão. A árvore é muito ornamental quando em floração; suas flores são muito comercializadas para o preparo de arranjos florais e a árvore é empregada em paisagismo. Pode também ser utilizada para o plantio em áreas degradadas de preservação permanente visando recompor a vegetação.

Informações Ecológicas:

É uma planta perenifólia (as folhas mantém durante o ano todo) esciófita (Espécie adaptada a se desenvolver na sombra) higrofita (necessita da luz solar) característica do sub-bosque da floresta, pluvial atlântica. Apresenta dispersão mais ou menos contínua,  porém em baixíssima frequência. Ocorre preferencialmente nos fundos de vales e encostas úmidas. Produz anualmente grande quantidades de sementes prontamente disseminadas pelo vento.

Floresce quase o ano inteiro, porém com maior intensidade durante os meses de julho-setembro. Verificam-se a maturação dos frutos principalmente em setembro-novembro.

Obtenção de Sementes:

olhem-se os frutos (inflorescências secas) diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontâneas dos componentes florais. Geralmente poucas sementes (aquênios) por inflorescências estão granados, devendo-se selecioná-los separando -se dos chochos. Geralmente os frutos colhidos fora da época  normal de frutificação (setembro-novembro) apresentam maior  índice de chochamento. Um kg contém aproximadamente 50.000 unidades.

Produção de Mudas:

Espetar verticalmente as sementes( aquênios) em canteiros sombreados  contendo substrato organo-argiloso bem fino de maneira que fiquem expostas . Irrigar duas vezes ao dia com jato de água bem fino. A germinação ocorrerá de 20-30 dias, e geralmente é abundante. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem 3-5 cm.









Nenhum comentário:

Postar um comentário