Visgueiro ou Angelin Saia

Características Morfológicas:

É uma árvore de significado porte, majestosa, ornamental, inconfundível mesmo à distância pelo aspecto tabular de sua copa sob a qual permanece pendentes por algum tempo as inflorescências ou o frutos. Altura de 20-30 m, com fuste (uma espécie de pau ou mastro que serve de amparo) cilíndrico, ereto, dotado de sapopemas basais (tipo de raiz) de 80-100 cm de diâmetro. Folhagem fina, densa, verde-escura. Flores em inflorescências capitulares, esféricas vermelha-escura, pendendo de longos e filiformes pedúnculos que vão de 1 m a mais de comprimento. Frutos legume plano e falciformes deiscentes (frutos que abrem-se liberando suas sementes ainda na planta) exsudando (eliminando ou suando quando maduros em uma resina viscosa). As sementes são arredondadas e compridas.

Ocorrência:

Nos estados da Amazônia, Pará e observado nas Guianas, Pernambuco, Alagoas e Mato Grosso. É comum nas matas primárias ou secundárias de terra firme, em solo argiloso, É também comum nas margens de rios, em barrancos ou terra firme.


Informações Ecológicas: 

É uma planta perenifólia (mantém suas folhas o ano inteiro), mesófita ou heliófita (pode depender da luz solar ou não), características da floresta alta de terra firme da região amazônica e, da mata pluvial atlântica. Apresenta dispersão irregular e descontínua ocorrendo principalmente no interior da mata primária densa. Produz anualmente grandes quantidades de sementes viáveis.

Obtenção de Sementes:

Colhem-se os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los no chão. Em seguida deverão ser levadas ao sol para secar. As sementes medem cerca de 8-10 mm de comprimento por 4,5-6,5 mm de largura.

Superação de Dormência:

As sementes são duras, devendo ser escarificadas e imersas em água por 12 horas à temperatura ambiente, ou feito o desponte no lado oposto ao da emissão da radícula antes da semeadura para melhorar a germinação.

Produção de Mudas:


Semeá-las em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso e mantidos em ambientes sombreados, a germinação é epígea( tipo de germinação na qual os cotilédones elevam-se acima do solo) e a emergência ocorrerá de 20-40 dias e a taxa de germinação é alta. O desenvolvimento das mudas é rápido as quais ficarão prontas para o plantio no local definitivo de 4-5 meses. O desenvolvimento das plantas alcançam facilmente 3,5 m aos 2 anos. Sua viabilidade em armazenamento é superior a 1 ano.





Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01








Nenhum comentário:

Postar um comentário