Pau brasil ou Ibirapitanga

Característica Morfológica:

É uma planta espinhenta de 8-12 m de altura com tronco de 40-70 cm de diâmetro. Folhas compostas bipinadas de 10-15 cm de comprimento, com 5-6 pares de pinas de 8-14 cm de comprimento; folíolos em números de 6-10 pares por pinas, de 1-2 cm de comprimento.

Ocorrência:

Do Ceará ao Rio de Janeiro na floresta pluvial atlântica, sendo particularmente frequente no sul da Bahia.


Madeira:

Muito pesada, dura, compacta, muito resistente, de textura fina, incorruptível, pouco espesso e diferenciado no cerne.

Utilidade:

A madeira atualmente é utilizada somente para fabrico de arco de violino. Outrora foi muito utilizada na construção  civil e naval e, um princípio colorante denominado brasileína, extraído do lenho e muito usado para tingir tecidos e fabricar tinhas de escrever. A sua exploração intensa gerou muita riqueza ao reino e caracterizou um período econômico de nossa história, que estimulou a adoção do nome Brasil ao nosso país. É ótima para uso paisagístico, o que já vem sendo feito em todo país.

Informações Ecológicas:

É uma planta semidecídua (perde parte de suas folhas em uma determinada época do ano), é heliófita (necessita da luz solar) e  esciófita (espécie adaptada a desenvolver-se  na sombra) isso é uma característica da floresta pluvial atlântica. Ocorre preferencialmente  em terrenos secos e inexistentes na cordilheira marítima. É uma planta típica do interior da floresta primária densa, sendo rara nas secundárias.

Floresce a partir do final de setembro, prolongando-se até meados de outubro. A maturação dos frutos ocorre  de novembro-janeiro.

Obtenção de Sementes:

Colhem-se os frutos (vagens) diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida levá-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. Prestar muita atenção  para o início da abertura da vagens, uma vez que esse processo dura poucos dias. Um kg de sementes contém aproximadamente 3.600 unidades.

Produção de Mudas:

As sementes são colocadas para germinar logo após serem  colhidas e sem nenhum tratamento diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso. Cobri-las levemente com substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorrerá de 8-15 dias  e a taxa de germinação  de sementes frescas é superior a 60%. O desenvolvimento  das mudas é rápido, ficando prontas para o plantio no campo em 4-5 meses. O desenvolvimento das plantas e moderado.






Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01


Links:
http://www.apacame.org.br/mensagemdoce/100/artigo11.htm
http://www.ides.org.br/?secao=6&baixosul=9






Margarido Nascimento





Nenhum comentário:

Postar um comentário