Sibipiruna

Características  Morfológicas: 

Chega a uma altura de 8 a 16 m, possui um tronco de 40 cm de diâmetro.  Suas folhas são compostas bipinadas de 20 a 25 cm comprimento, com 17 a 19 pares de pinas; seus folíolos são em número de 13-27 por pina de 10-12 mm de comprimento.

Ocorrência: 

É muito discutível sua verdadeira origem; além da ocorrência na mata atlântica do Rio de Janeiro, conforme citada pela literatura não especializada, encontramos alguns exemplares no sul da Bahia e, grandes populações no Pantanal Matogrossense  em terrenos bem drenado, cujas características são um pouco diferente dos exemplares cultivados no Sudeste.



Madeira: 

É moderadamente pesada, dura, textura média, de média durabilidade natural.

Utilidade: 

A madeira pode ser empregada para construção civil, como caibros, ripas, estruturas de móveis e caixotaria em geral. A árvore apresenta copa bastante ornamental, sendo atualmente uma  das essências mais cultivadas na arborização de ruas no Sudeste.

Informações ecológicas: 

É uma planta semidecídua, heliófita, indiferente às condições físicas do solo, possui características da mata pluvial atlântica. Produz anualmente grande quantidades de semente viáveis. Floresce a partir do final do mês de agosto, prolongando-se até meados de novembro. Ocorre tanto  no interior da mata primária como em formações abertas. Os frutos amadurecem desde o final de julho a meados de setembro.

Obtenção de sementes: 

Os frutos(vagens) são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida deverá deixá-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. Um kg  contém aproximadamente 2.850 unidades, sua longevidade em armazenamento é superior a um ano.

Produção de Mudas: 

As sementes são colocadas para germinar, logo que são colhidas e sem nenhum tratamento, em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato argilo-arenoso. Elas deverão ser cobertas levemente com substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia mantendo-as em ambiente semi-sombreado. A emergência ocorre em 10-15 dias e a taxa de germinação de sementes frescas é superior a 60%. Transplantam-se as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando atingirem 5-6 cm. O desenvolvimento das é rápido, ficando prontas  para o plantio no local definitivo em 4-5 meses. O desenvolvimento das plantas no campo entretanto é considerado apenas moderado, atingindo 3 m aos 2 anos.

Glossário:

Bipinada: é uma folha duplamente pinada, ou seja, os folíolos são também compostos.

Folíolo: Subdivisão de folhas das plantas vasculares.

Folhas: São orgãos adaptados para a realização da fotossíntese

Heliófita: Espécie que necessita de muita exposição à luz para o seu pleno desenvolvimento.




Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01



Links:



Um comentário:

  1. Tenyobuma maravilhosa sibipuruna na porta da sala,ela da uma frondosa copa e é linda,suas folhas caem em julho e sua flores miudas e caem com o vento,formando uma chuva de flores,é uma pena que seus galhos caem muito facil,ela cresce como uma sombrinha e pesa,cai galhas enormes!!

    ResponderExcluir