Imbuia




É uma árvore símbolo de Santa Catarina, a imbuia é uma espécie típica da floresta de araucárias e talvez a mais longeva desse ambiente; Ela pode chegar a 500 anos; é frondosa( bela cheia de vida).
Tem pequenas flores e na idade adulta pode chegar a 30 m de altura. Considerada de madeira nobre, foi largamente explorada por seu alto valor comercial principalmente como matéria prima para móveis de luxo, instrumentos e outras peças. É de fácil entalhe, longa durabilidade e grande beleza, apresenta cor parda e veios( são faixas longas encontrada nas madeiras) que vão do amarelo ao marrom com riscas pretas. É considerada a árvore símbolo de Santa Catarina por ser uma espécie que ocorrida em todas as formações florestais do estado ou seja, de norte a sul e de leste a oeste de Santa Catarina havia imbuias. Hoje encontrar uma imbuia centenária no meio da mata é fato raro.




.

Sementes de imbuia.


Fonte de Pesquisa:    Apostila de Mata Atlântica;

Departamento de Conservação da Biodiversidade Núcleo Mata Atlântica e Pampa.










2 comentários:

  1. Tem uma imbuia centenária em um dos terrenos da empresa em que trabalho aqui no bairro Umbará em curitiba, em qual época sai as sementes pois gostaria de reproduzir em minha RPPN
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Onde conseguir sementes ou mudas no extremo oeste de santa catarina

    ResponderExcluir