Eritrina-candelabro

Características Morfológicas:

É uma planta espinhenta de 3-5 m, com tronco de 15-25 cm de diâmetro. Folhas compostas trifolioladas, membranáceas, de 15-28 cm de comprimento. Inflorescências em racemos (é um tipo de inflorescência em que os pedicelos das flores inserem-se  em diversos níveis em cacho). Cada flor de uma planta racemosa possui uma haste própria e curta chamada pedicelo. Todos esses pedicelos crescem em uma mesma haste floral ou pedúnculo.


Ocorrência:


Espírito Santo e Minas Gerais até Santa Catarina, na floresta pluvial atlântica.


Madeira:

Leve, porosa, mole, de baixa durabilidade natural.

Utilidade:

A madeira tem uso limitado pelas pequenas dimensões, podendo eventualmente ser aproveitada para caixotaria leve. A árvore é bastante ornamental, quando em flor, podendo ser empregada no paisagismo em geral. É muito utilizada na formação de cerca viva defensiva, graças a facilidade com que reproduz-se  a partir de estacas. Planta pioneira de rápido crescimento e adaptada a lugares muito úmidos, é recomendada para plantios mistos destinados a recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.

Informações Ecológicas:

É uma planta decídua(que perdem suas folhas em uma determinada época do ano). É heliófita(precisa da luz solar). Pioneira, seletiva higrófita(planta que gosta de umidade). É característica da floresta pluvial da restinga. Ocorre preferencialmente em terrenos muito úmidos e até brejosos da planície litorânea, principalmente em formações abertas e secundárias. Apresenta dispersão uniforme, porém geralmente com moderada frequência. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis.

Floresce de Junho-setembro, com a planta totalmente sem folhas. Os frutos amadurecem em outubro-novembro, entretanto permanecem na árvore por mais alguns meses.


Obtenção de Sementes:


Colhem-se os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda ou podem ser recolhidos do chão após a queda. Em seguida deverá ser deixado ao sol para secar Um kg contém cerca de 2.600 unidades, cuja viabibilidade germinativa é superior a 3 meses.

Produção de Mudas:

Reproduzem-se tanto por sementes como por estacas. A reprodução seminal é obtida colocando-se as  sementes para germinar, logo que são colhidas e sem nenhum tratamento, diretamente em recipientes individuais, cobri-las com uma camada de 0,5 cm de substrato peneirado e irrigar diariamente. A emergência ocorrerá  de 10-20 dias e, a taxa de germinação geralmente é alta. As mudas desenvolvem-se rapidamente, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses.



Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01


Links:




2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Vinicius, obrigado por comentar. Fique a vontade para apresentar sugestões também. Como estamos começando um novo Blog, mensagens como a sua muito nos anima também. Um abraço.

      Excluir