Cássia-do-nordeste ou Canafístula-de-besouro

Características morfológicas:

Altura de 6-9 m , com tronco de 30-40 cm de diâmetro. Folhas compostas pinadas com, com 10-20 pares de folíolos de 2-4 cm de comprimento. Flores amarelas, dispostas em inflorescências terminais. Frutos legume cilíndrico indeiscentes ( que não abrem-se espontaneamente)

Ocorrência:

Nordeste do país, na caatinga.


Madeira:

Moderadamente pesada, mole pouco compacta, moderadamente durável quando protegida da umidade.

Utilidade:

A madeira, devido as limitações de tamanho, é aproveitada apenas para confecção de objetos leves, caixotaria e como lenha e carvão. A árvore é extremamente ornamental durante um longo período que permanece em flor, podendo ser empregada com sucesso no paisagismo em geral. Pelo pequeno porte  e beleza de sua florada, é ideal para arborização de ruas,  o que já vem sendo feito em muitas cidades do estado de São Paulo. Pode também ser utilizada para plantios mistos destinados à recomposição  da vegetação de áreas degradadas de preservação.

Informações Ecológicas:

É uma planta decídua (plantas que perdem suas folhas em determinada época do ano geralmente nos meses mais frios outono-inverno) e heliófita (precisa da luz solar) é xerófita ( são plantas que localizam-se em regiões climáticas desérticas) pioneira, característica do nordeste semi-árido (caatinga). Ocorre preferencialmente em solos mais profundos, bem drenados e de razoável fertilidade. É mais frequente em formações secundárias. Produz anualmente grandes quantidades de sementes viáveis.

Floresce durante os meses de dezembro-abril Os frutos amadurecem nos meses de agosto-setembro.

Obtenção de Sementes:


Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. ou recolhê-los no chão após a queda. Em seguida deixá-lo ao sol para secar e facilitar sua abertura e liberação das sementes. Um kg equivale aproximadamente 27.600 unidades. Sua viabilidade em pode durar mais de 6 meses.

Produção de Mudas:


Colocam-se as sementes para germinar logo que são colhidas em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-arenoso; cobri-las com uma leve camada de substrato peneirado. A emergência ocorrerá de 10-30 dias e, a taxa de germinação geralmente é inferior a 30%. Podem-se ensaiar tratamento de escarificação para aumentar a germinação. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem 4-6 cm, as quais podem ser plantadas no local definitivo em 4-5 meses.  O desenvolvimento das plantas no campo é rápido, atingindo facilmente 3,5 m aos 2 anos.



Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01








6 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Rodrigo, o nome científico da Cássia do Nordeste é Senna Spectabilis. Um abraço.

      Excluir
  2. Bom dia.
    Onde comprar mudas de vacina do nordeste em belo Horizonte ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se existe algum estudo sobre ser uma planta medicinal. Gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Eu possuía um exemplar dessa árvore em uma pequena servidão entre minha casa, e a do vizinho.
    Foi solicitada o corte da mesma, por motivo de afetar a estrutura das casas, tanto a minha, como à do vizinho.
    Saberia me dizer se essas raízes se expandem muito horizontalmente?

    Agradecido.

    ResponderExcluir