A maior folha do mundo

Coccoloba:

Encontrada pela primeira vez em 1982 no município de Borda estado do Amazonas numa expedição pela bacia do Rio Madeira em plena floresta amazônica a maior folha do mundo.

A Coccoloba spp ( Polygonaceae)  é considerada a maior folha do mundo e chega a ter 2,50 m de comprimento por 1,44 m de largura na fase adulta.
Considerado pela comunidade científica como o maior coletor de plantas herborizadas da Amazônia brasileira,  Cid Ferreira comemorou em 2012 trinta anos da viagem em que descobriu as folhas gigantes.

A Coccoloba é um fenômeno da natureza.  É incrível como uma planta  que tem somente um caule lenhoso e consegue levar os nutrientes do solo até suas folhas, e desenvolvê-las até chegar a tamanha envergadura.





A Coccoloba armazena energia durante o dia e realiza fotossíntese durante a noite também.

O Brasil é o único país onde é possível encontrar a Coccoloba porém tememos que o avanço sem a devida preservação do meio ambiente na região amazônica podem colocar as folhas gigantes em risco a burocracia do país e a falta de incentivo por parte do governo federal atrapalham  à preservação da Coccoloba.




Vídeo sobre a Coccoloba:
http://qplantaeessa.blogspot.com/2015/03/a-maior-folha-do-mundo.html


Teca é também considerada umas das maiores folhas do mundo é espetacular.



Vídeos sobre a Teca:





Gunnera Manicata conhecida também como folha-de-mamute ou comida de dinossauro é uma planta ornamental endêmica da Mata atlântica do Brasil pertencente a Família  Gunneraceae.










3 comentários: