Vinhático Amarelo

Característica Morfológica:

Altura de 15-30 m, com tronco bastante áspero e descamante, de 40-70 cm de diâmetro. Folhas compostas bipinadas, com 4-14 pares de pinas; foliólos em número de 10-20 pares por pina, de coloração pálida na parte inferior.

Ocorrência:

Pernambuco ao Rio de Janeiro, porém com maior frequência n Espírito Santo, Minas Gerais Rio de Janeiro, na floresta pluvial atlântica.


Madeira:

É leve ( densidade de 0,50 g/cm3), dura de textura média irregular, fácil de trabalhar, de longa durabilidade natural, com alburno (parte externa mais nova e funcional da madeira em plantas lenhosas) nitidamente diferenciado.

Utilidade:

A madeira é própria para mobiliário de luxo, lâminas faqueadas decorativas, painéis para construção civil, como acabamentos internos rodapés, molduras, persianas, venezianas, contraplacados, forros, tacos  e tábuas para assoalho, portas, para confecções de tonéis de vinho, tripés de aparelho topográficos. A árvore é muito exuberante e ornamental, prestando-se para o paisagismo em geral.

Informações ecológicas:

Planta decídua, (perdem suas folhas em uma determinada época do ano), heliófita (necessita da luz solar), característica da mata pluvial atlântica. Apresenta dispersão irregular e descontínua ao longo de sua área de ocorrência. Ocorre geralmente em terrenos elevados em matas mais ou menos secas, principalmente no interior  da mata densa.

Floresce durante os meses de novembro-dezembro junto com o surgimento de novas folhagens. Os frutos iniciam sua maturação no final de julho, prolongando-se até o final de agosto.

Obtenção de sementes:

Colhem-se os frutos diretamente da árvore quando começarem a abrir espontaneamente. Em seguida levá-los ao sol para secagem e completar a abertura de suas sementes. Não há necessidade de retirar a película membranácea que envolve a semente. Um kg equivale a aproximadamente 16.800 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é  superior a 4 meses.

Produção de Mudas:

Colocam-se as sementes para germinar logo que são colhidas sem nenhum tratamento, em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-arenoso. Cobri-las com uma leve camada de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorrerá  de 8-20 dias e, a taxa de germinação geralmente é inferior a 20%. Faz-se necessário desenvolver estudos de escarificações para aumentar sua germinação. Transplantar as mudas para o canteiro  individuais quando atingirem 3-5 cm. O desenvolvimento das mudas é lento, as quais ficarão prontas para o plantio no local definitivo em 8-9 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é moderado, alcançando 2,5-3-0 m aos 2 anos.



Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01






Nenhum comentário:

Postar um comentário