Caroba

Características Morfológicas:

Altura de 20-30 m com tronco retilíneo, de 60-90 cm de diâmetro. Copa estreita e alta. Folhas compostas e bipinadas, de 70-100 cm de comprimento, com 9-10 jugas; pinas com 4-6 pares de jugas imparipenadas (com folíolos impares). Frutos deiscentes (frutos que abrem-se e libera suas sementes ainda na planta).

Ocorrência:

Região Amazônica, na mata alta de terra firme.


Madeira:

É leve, mole, compacta, fácil de trabalhar, de baixa durabilidade em ambientes externos.

Utilidades:


A madeira é própria para armação de balsas, obras internas, carpintaria, forros, cepas de calçados, caixotaria, e para o fabrico de polpa celulósica. A árvore é ornamental principalmente quando em flor, podendo ser usada no paisagismo em geral. É muito empregada na arborização urbana e rural na região  norte do país.

Informações Ecológicas:

É uma planta semidecídua (parte de suas folha caem durante o ano), é heliófita (precisa da luz solar), é uma característica da mata alta de várzea secas. É encontrada em abundância no interior da floresta densa, entretanto devido sua exigência em luz cresce de maneira esguia acima do dossel (alto comprido ou fino). Sua presença é facilmente notada na floresta durante o período de floração. Apresenta características de planta pioneira, pelo crescimento extremamente rápido em ambientes abertos.

Floresce durante os meses de agosto-setembro junto com as renovações das folhas. Os frutos amadurecem  em janeiro-fevereiro.

Obtenção de Sementes:

Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando os primeiros iniciarem sua abertura espontânea. Em seguida deverão ser levados ao sol para completarem a abertura e liberação das sementes. Devido a baixa densidade das sementes, cobrir os frutos com telas durante a secagem para evitar sua perda pelo vento. Um kg equivale aproximadamente 142.000 sementes. Sua viabilidade em armazenamento é inferior a 5 meses.

Produção de Mudas:

Colocam-se as sementes para germinação logo após a colheita em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso; cobrir levemente o as sementes com o substrato peneirado e irrigar delicadamente 2 vezes ao dia. A emergência ocorrerá de 2-3 semanas e a germinação geralmente é alta. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando estiverem com 5-6 cm.
O desenvolvimento das mudas é rápido, com as transplantadas para embalagens individuais ficando prontas plantio no campo em 5-6 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é bastante rápido, atingindo facilmente 4-5 m aos 2 anos.


Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01


Nenhum comentário:

Postar um comentário