Diadema ou rabo de Cutia



Características Morfológicas:

Altura de 3-5 m, com troncos múltiplos de 15-25 cm de diâmetro. Folhas simples, glabras (desprovida de pelos), curtos pecioladas, de 8-13 cm comprimento por 3-5 cm de largura. Inflorescências em capítulos grandes, terminais e solitários, de cor amarela.

Ocorrência:

Bahia até São Paulo e Rio de Janeiro na Serra do Mar.


Madeira: 

Leve, mole, de baixa durabilidade natural.

Utilidade:

A madeira, devido às suas dimensões, é aproveitada apenas para lenha e carvão. A árvore é muito ornamental quando em floração; suas flores são muito comercializadas para o preparo d arranjos florais e a árvore é empregada em paisagismo. Pode também ser utilizada para plantio em áreas degradadas de preservação permanente visando recompor a vegetação.

Informações Ecológicas:

É uma planta perenifólia (mantém suas durante o ano inteiro) e também esciófita (espécie adaptada a se desenvolver na sombra), seletiva e higrófita (adapta a umidade), características do sub-bosque da floresta pluvial atlântica. Apresenta dispersão mais ou menos contínua, porém em baixíssima frequência. Ocorre preferencialmente no fundo de vales e encostas úmidas. Produz anualmente grandes quantidades de sementes prontamente disseminada pelo vento.

Floresce quase o ano inteiro, porém com maior intensidade durante os meses de julho-setembro. A maturação dos frutos verificam-se principalmente em setembro-novembro.

Obtenção de Sementes:

Colhem-se os frutos (inflorescências secas) diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea dos componentes dos capítulos florais. Em seguida deverão ser separados manualmente, geralmente poucas sementes (aquênios) por inflorescência estão granados, devendo-selecioná-los separando-se dos chochos. Geralmente os frutos colhidos fora da época normal de frutificação (setembro-novembro) apresentam maior índice de chochamento. Um kg equivale aproximadamente 50.000 unidades.

Produção de Mudas:

Espetar verticalmente as sementes com suas aristas (mesmo que ponta ou peça espinhosa) em canteiros sombreados contendo substrato organo-argiloso bem fino, de maneira que apenas as aristas fiquem expostas. Irrigar duas vezes ao dia com jato de água bem fino. A germinação ocorrerá de 20-30 dias e, geralmente é abundante. Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem de 3-5 cm.



Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01


Links:







Nenhum comentário:

Postar um comentário