Embaúba ou Árvore-da-preguiça

Característica Morfológica:

É uma planta dióica (é a espécie em que os sexos encontram-se separados em indivíduos diferentes). Altura de 4-7 m, com tronco de 15-25 cm de diâmetro. Folhas divididas em  9-10 separados até o pecíolo por espaços de 2-3 cm, com a face superior um tanto ásperas  e a menor níveo-tomentosas (recoberta por pelos finos), o maior mede de 40-43 cm de comprimento e o menor 16-18 cm.

Ocorrência:

Ceará, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul até Santa Catarina, em várias formações vegetais.

Madeira:

É leve ( densidade de 0,41 g/cm3), macia ao corte superfície lisa ao tato, de baixa durabilidade natural.


Utilidade:

A madeira pode ser utilizada para confecções de brinquedos, caixotarias leves, saltos para calçados. lápis, compensados, e poupa celulósica. A árvore apresenta qualidades ornamentais, principalmente por sua forma característica, podendo ser empregada com sucesso no paisagismo. As folhas são muito apreciadas por bicho-preguiça e, os frutos, produzidos anualmente em grandes quantidades, são avidamente procurada por muitas espécies de pássaros. é ótima para reflorestamentos heterogêneos de áreas degradadas.

Informações Ecológicas:

É uma planta perenifólia (suas folhas permanecem durante o ano todo), hiófita ( precisa da luz do sol) e  higrófita ( características de solos úmidos em beira de matas e em suas clareiras). Preferem as matas secundárias, sendo rara no interior da mata primária densa; pode ser encontrada também em capoeiras novas situadas junto das vertentes  ou curso d`água e em terrenos baixos com lençol freático superficial. Em seu tronco oco vivem formigas.

Floresce em setembro-outubro. Frutos maduros em junho.

Obtenção de Sementes:

Colhem os frutos diretamente da árvore quando estiverem maduros, o que facilmente notado pela presença de frutos mordidos por pássaros. Em seguida deixá-los em repouso por alguns dias para iniciar a decomposição e facilitar sua maceração em água. As sementes são separadas filtrando-se  a suspensão de frutos e deixando-se o filtrado secar ao sol. Um kg equivale  aproximadamente 800.000 unidades.

Produção de Mudas:

Colocar as sementes para germinar logo que colhidas em canteiros à pleno sol contendo substrato argiloso. A emergência ocorrerá em 25-40 dias a germinação é baixa. As mudas ficarão prontas para o plantio no local definitivo cerca de 3 meses.



Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01







Nenhum comentário:

Postar um comentário