Buxinho

Arbusto lenhoso de crescimento bastante lento originário das regiões do mediterrâneo, oriente e China. Leva o nome com o x por ser uma abreviação de seu nome científico, Buxus sempervirens. Atinge a altura entre 2 e 5 metros tendo folhas ornamentais perenes e coriáceas. Madeira de certa dureza que pode ser usada para fabrico de instrumentos musicais. Utilizada em bordaduras, muros e quando sempre podada de formas variadas, tem um efeito belíssimo .



Multiplicação:

A propagação é por estacas obtidas do ponteiro, cortadas no final do inverno.

Manutenção:

Planta que desenvolve-se  melhor em ambientes com alta luminosidade, prefere o sol pleno, mas tolera sombra durante parte do dia. Sendo uma planta rústica, exige poucos cuidados de manutenção, mas não é motivo para deixá-la esturricada, sempre umedeça o solo sempre que estiver seco, porém sem exageros, geralmente regas em dias intercalados são suficiente.






Glossário:

Coriácea: A folha é coriácea quando a sua textura é semelhante a couro e se quebra facilmente.

Maciços: Consistente; que se apresenta firme: argumento compacto.

Perene, (Planta Perene):  é a designação botânica dada às espécies vegetais cujo ciclo de vida é longo, permitindo lhe viver por mais de dois anos, ou seja por mais de dois ciclos sazonais. Suas folhas não caem.


Bibliografia:
Planta ornamentais do Brasil - Harri Lorenzi/Hermes Moreira de Souza


Links:




Nazareno Fraga


Nenhum comentário:

Postar um comentário