Mimosa Pudica, Sensitiva ou Dormideira

A Mimosa Pudica é originária da América do Sul e Central. É amplamente distribuída  e naturalizada nas regiões de todo globo.

É um pequeno arbusto perene pertencente a família das ervilhas. Esse nome é devido a forma  como os folíolos  das folhas juntam-se  quando ela é tocada ou exposta ao calor (sismonastia).


As folha da Mimosa Pudica dobram-se rapidamente quando são tocadas.
Isso ocorre porque as células da base dos folíolos  tornam-se flácidas devido à perda de íons potássio e água. A reação de dobramento das folhas  dela propagam-se rapidamente da região estimulada para as folhas vizinhas, fazendo com que elas também se dobrem.

Essas característica de fechar as folhas é uma defesa da planta contra grilos e outros insetos herbívoros que ao pularem na folha veem ela sumir rapidamente e fica sem alimento mas em pouco tempo a folha volta ao normal.

Também fecha suas folhas sob o sol forte para evitar perdas excessivas de água através da transpiração. São polinizadas por abelhas diversas.

Propagação:

A propagação dá-se por meio da despolarização das membranas celulares, provavelmente de modo semelhante ao que acontece na propagação do impulso nervoso nos neurônios dos animais, mas com velocidade bem menor. É encontrada em terrenos baldios, e solo pobre onde propagam-se rapidamente colonizando grandes áreas.

Utilização:

É muito cultivada no exterior como planta ornamental formando belos tapetes com flores rosas além de como curiosidade, devido ao movimento das folhas. É utilizada na composição de cosméticos, como xampus, sabonetes, cremes.

Cultivo:

Podem ser cultivadas através de sementes ou hastes:

Por sementes:   Elas são colocadas em uma tigela com água morna e deixá-la submersa durante a noite os revestimentos delas são rígidos e eles precisam ser quebrados ou amolecidos para iniciar  a germinação.

Encher os recipientes com a mistura de substratos. Plante as sementes, uma em cada recipiente pequeno ou três em cada recipiente de 180 ml ou maior, a cerca de 6 mm  de profundidade.



Cultivo através de Hastes:  Corte o ramo da planta de 10 cm no início de outono. Tire as folhas da metade do corte  inferior cerca  de 5 cm. Mergulhe a ponta no hormônio de enraizamento em pó.


Manutenção:

Coloque o corte no composto de enraizamento,este é constituído de materiais  tais como: A perlita, musgos de turfa e areia. É um produto disponível  comercialmente.

Verifique se a haste formou raízes. Quando elas estiverem presentes, transfira a planta para um recipiente com terra para vasos. Coloque a planta em um local ensolarado e quente.Adube-a  a cada duas semanas.


Fonte de Pesquisa:   (http://floradobrasil.jbrj.gov.br.
Lista   de  Espécies  da  Flora  do   Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário