Hibisco ou Mimo-de-vênus





Hibisco  ou  Mimo-de-Vênus


É um arbusto fibroso e lenhoso, originário da Ásia Tropical, de 3-5 m de altura. Existe um grande número de variedades e formas cultivadas no país. A flor  de  Hibisco na Natureza é grande e exuberante possuindo variações de cores que vão do branco ao rosa, vermelho, laranja, roxo, ou amarelo.



As folhas podem ser variegadas ou não ( variegação é presença de zonas de coloração diferente nas folhas e por vezes nos caules de plantas).

A variegação pode ser de diversas causas: Alguns tipos são atrativos e ornamentais, sendo preservados em jardinagens.





A falta de clorofila em alguns tecidos provoca a variegação, com zonas esbranquiçadas ou amareladas nas folhas, em contrastes com o normal tecido verde.

Em alguns casos a variegação é instável e a planta pode retornar a uma forma totalmente verde noutros casos, é estável, não mudando em condições normais.

Como a variegação é devida a presença de 2 tecidos vegetais, a propagação da planta deve ser feita usando um método vegetativo que preserve ambos os tipos de tecidos.

Como a área verde da planta é reduzida pela variegação, a planta tem uma menor capacidade de realizar fotossíntese, acabando por ser mais fraca que a versão totalmente verde. Previsivelmente estas plantas morrem na natureza.


Hibisco  Variegado




As flores de Hibisco podem ser pequenas com pétalas crespas ou não e também são solitárias e são formadas  no decorrer de quase o ano todo.

É cultivado como planta isolada ou simplesmente em conjunto. É também conhecido como um dos símbolos do Hawai, tornou-se um dos maiores ícones do verão tropical.

Apesar de ser associado ao ser feminino, o Hibisco também é apreciado pelo gênero masculino por ser usado pelos surfistas do mundo todo em estampas de camisetas, bermudas, tênis, sandálias, mochilas; sendo principalmente motivo de ornamentação das pranchas de surf e tatuagens.

O Hibisco é um gênero de planta com cerca de 300 espécies inseridas na família das Malvaceae, cuja flores e folhagens são exuberantes.




A planta floresce o ano todo, suporta bem os terrenos arenosos, dando ótimo resultado em regiões praianas.
A espécie é ainda muito utilizada como cerca viva devido ao seu crescimento vistoso e rápido.



Fonte de Pesquisa: Plantas Ornamentais no Brasil, Arbustivas, Herbáceas e Trepadeiras.

Autor:  Harri  Lorenzi  e   Hermes  Moreira de Souza.

Terceira  Edição.












4 comentários:

  1. Além de ornamental, o hibisco é, ainda, comestível. Folhas jovens podem ser utilizadas para saladas e pratos cozidos, assados ou fritos. As flores podem ser consumidas cruas, em saladas, ou como decoração de pratos.
    Fonte: Livro "Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil"; autores:Valdely Kinupp e Harri Lorenzi (1ª edição, folha 480)

    ResponderExcluir
  2. Minha cidade Arroio do Meio tem o hibisco como Flor símbolo! Tudo lindo!

    ResponderExcluir
  3. Flor de mimo com a flor de hebisco wual a deferença

    ResponderExcluir