Ipê-verde ou Caroba-de-flor-verde

Características Morfológicas:

Altura de 6-12 m, com tronco de 30-40 cm de diâmetro. Folhas compostas 5 digitadas, sustentadas por pecíolo de 15-20 cm. Folíolos de tamanho variados (7-18 cm de comprimento).

Ocorrência:

Região Amazônica até o Rio Grande do Sul em várias formações  florestais. É particularmente frequente no cerrado.


Madeira:

De leve a moderadamente pesada (densidade de 0,59 g/cm3), de tecido frouxo, pouco resistente ao apodrecimento quando em ambientes externos. A madeira pode ser empregada na construção civil para obras internas, ripas, carpintaria, e no fabrico de caixas e pasta celulósica. A árvore pelo porte e forma incomum da copa, é ótima para o paisagismo, principalmente para arborização de ruas estreitas. Como planta pioneira, não deve faltar no reflorestamento de áreas de preservação permanente.

Informações Ecológicas:

É uma planta decídua (perdem partes de suas folhas em determinada época do ano), heliófita (precisa da luz solar), pioneira,  xerófitas (plantas que localizam-se em regiões climáticas áridas e ambientes secos de regiões semiáridas e semiúmidas, como a caatinga). É uma característica de formações vegetais abertas, como cerrados e cerradões. Sua ocorrência no interior da floresta primária é rara. Prefere solos arenosos e pedregosos onde a drenagem é rápida.

Floresce em mais de uma época do ano, porém com maior intensidade nos meses de dezembro-março. A maturação dos frutos ocorre principalmente no período maio-outubro.


Obtenção de Sementes:

O frutos deverão ser colhidos diretamente da árvore, quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida deverá deixá-los secar ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. Para evitar que o vento leve as sementes durante a secagem, cobrir os frutos com  peneira. Um kg de sementes contém aproximadamente 27.770 unidades. Sua viabilidade  em armazenamento é inferior a 4 meses.

Produção de Mudas:

Colocar as sementes para germinar logo que são colhidas em canteiros e embalagens individuais contendo substrato organo-argiloso; cobrir apenas levemente as sementes com substrato peneirado e irrigar diariamente. A emergência ocorrerá de 15-25 dias e a germinação geralmente é superior a 60%. Transplantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando estiverem com 5-6 cm . O desenvolvimento das mudas é lento ficando prontas para o plantio no local definitivo em 5-6 meses.


Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01






Nenhum comentário:

Postar um comentário