Rosa-da-Mata ou Rosa-da-Montanha

Característica Morfológica:


Altura de 6-8 m, com tronco de 20-30 cm de diâmetro. Folhas compostas pinadas, de 30-40 cm de comprimento, com 12 pares de folíolos de tamanho bastante variáveis (3-12 cm de comprimento). É muito curioso a formação de ramos e folhas novas: nessa ocasião forma-se um tufo de folhas que muitas vezes é confundido como a inflorescência.

Ocorrência:


Norte da região Amazônica, na floresta equatorial.


Madeira:

Leve, mole, e de baixa durabilidade ao apodrecimento quando em ambientes adversos.

Utilidade: 

A madeira presta apenas para caixotaria, confecção de brinquedos e forros. A árvore é extremamente ornamental, principalmente quando em flor, podendo ser usada com sucesso no paisagismo em geral. Seu único inconveniente é apresentar lento crescimento, principalmente no centro Sul do país, onde dificilmente frutifica.

Informações ecológica:

É uma planta perenifólia (mantém suas folhas durante todo o ano) é mesófila (é uma planta própria de um solo medianamente fresco, mas podem sujeita-se as grandes variações de conteúdo de água  devido a sua estrutura), seletiva higrófita (umidade), característica de mata primária densa da região amazônica. Entretanto é capaz de suportar luz direta de áreas abertas, desde que seja semi-sombreadas na fase jovem.


Floresce quase durante o ano inteiro, porém com maior intensidade nos meses de setembro-outubro, proporcionando um belo espetáculo. Os frutos ( vagens) amadurecem em dezembro-fevereiro.

Obtenção de Sementes:

Colhem-se os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea, ou recolher as sementes no chão após a queda. Em seguida deixar os frutos em repouso na sombra até abrirem completamente e liberarem as sementes. Um kg contém aproximadamente 85 unidades. Nas regiões de clima muito seco é conveniente colher as vagens quando ainda não totalmente maduras  retirando-as imediatamente para evitar a perda de umidade consequentemente da viabilidade germinativa. Estas apresentam curta viabilidade em armazenamento.

Produção de Mudas:

As sementes são colocadas para germinar imediatamente após a colheita diretamente em recipientes individuais contendo substrato rico em matéria orgânica e, cobrindo-as com uma camada de 1 cm de material poroso, esfágno (tipo de substrato), serrapilheiras. Manter as mudas em ambiente sombreado. A emergência é demorada (30-60 dias). O desenvolvimento das mudas é bastante lento, o mesmo ocorrendo com as plantas no campo, que não ultrapassem 1,5 m aos 2 anos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário