Ipê branco

Características Morfológicas:

Chega a uma altura de 7-16 m com tronco de 40-50 cm de diâmetro. Possuem folhas compostas trifolioladas; com folíolos levemente pubescente(coberta por pelos finos) em ambas as faces, os menores com 6-11 cm de comprimento e o maior com 8-13 cm. Possuem flores brancas ou rosadas.

Ocorrência:

Norte do estado de São Paulo, Minas Gerais, Mato grosso do Sul e Goiás, na floresta latifoliada semidecídua.(Floresta que perde partes das folhas em determinada época do ano).



Madeira:

É moderadamente pesada, macia, superfície lustrosa, de ótima durabilidade em  ambientes internos.

Utilidades:

A madeira pode ser empregada na construção civil, principalmente em acabamentos internos. A árvore é extremamente ornamental, não somente pelo exuberante florescimento que pode ocorrer mais de uma vez por ano, mas também pela folhagem densa de cor verde azulada e forma piramidal da copa. É ótima para o paisagismo em geral, o que já é amplamente utilizada; é particularmente útil para a arborização de ruas e avenidas, dado ao seu porte não muito grande. Em função de sua adaptação à terrenos secos e pedregosa, é muito útil para reflorestamento nesse tipo de ambiente, destinados à recomposição da vegetação arbórea.

Informações ecológicas:


É uma planta decídua (Plantas que perdem suas folhas em uma determinada época do ano, geralmente nos meses mais frios outono-inverno). É heliófita (necessita da luz solar) e seletiva xelófita (plantas que localizam-se em regiões climáticas áridas e secas como a caatinga). Ocorre tanto no interior da mata primária como nas formações secundárias. É encontrada também  na caatinga do nordeste brasileiro. É particularmente frequente nos terrenos cascalhentos das margens do pantanal matogrossense.  Produz anualmente muitas sementes.


Floresce durante os meses de agosto-outubro com a planta totalmente despida da folhagem. Os frutos amadurecem a partir de outubro.

Obtenção de Sementes:

Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a cobertura espontânea, depois em seguida deixá-los ao sol para completarem a abertura  e liberação das sementes. Um kg equivale aproximadamente 71.000 sementes.

Produção de Mudas:

As sementes são colocadas para germinar logo após serem colhidas em canteiros ou embalagens individuais contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorrerá de 8-18 dias e a germinação é superior 40%, As mudas deverão ser transplantadas dos canteiros para embalagens individuais quando alcançarem  de 4-6 cm, e desenvolvimento das mudas é rápido.





Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01


Links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário