Coqueiro-buriti




Características morfológicas: 

Pode chegar a uma altura de 15-25 m com tronco de 30-50 cm de diâmetro. Possuem folhas em número de 10-20, de 3-5 m de largura. Cachos de 2-3 m de comprimento.

Ocorrência: 

Encontram-se no Pará, Maranhão, Piaui até São Paulo e Mato Grosso do Sul, invariavelmente em brejos de várias formações vegetais. Emprestou seu nome a várias cidades, palácios, parques e ruas do país.



Madeira: 

É moderadamente pesada e dura, de baixa durabilidade quando  em ambientes desfavoráveis.

Utilidades: 

A madeira é empregada em construções rurais e construções de trapiches (são depósitos de mercadorias para embarque ou desembarque  junto ao cais.) A incisão da inflorescência antes de desabrocharem as flores, fornece um líquido adocicado que fermentado transforma-se no vinho de buriti; este também poderá ser preparado do mesocarpo do fruto ou seja: (mesocarpo é designação dada em botânica a região dos frutos conhecida popularmente por polpa). A polpa dos frutos fornece óleo comestível e, é consumida pelas populações locais, geralmente na forma de doces. A medula do tronco fornece uma fécula (É qualquer substância extraída de tubérculos, raízes ou grão de amido ricos em amido que serve como alimento.) semelhante ao sagu. A árvore é muito ornamental, podendo ser utilizada como paisagismo de grandes jardins.

Informações ecológicas: 

É uma planta  perenifólia (mantém as folhas durante o ano inteiro) e é heliófita (necessita da luz solar) como também higrófita (planta que gosta de umidade). É encontrada em várias formações vegetais, porém invariavelmente em áreas brejosas ou permanentemente inundadas. É particularmente frequente nas baixadas úmidas de áreas de cerrado do Brasil Central. Ocorre geralmente em agrupamentos  quase homogêneos ( buritizais).

Floresce com maior intensidade em dezembro-abril.  A maturação dos frutos verificam-se principalmente em dezembro-junho.

Obtenção de Sementes: 

Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea, ou pode recolhê-los no chão após a  queda. Os frutos assim obtidos podem ser diretamente utilizados para semeadura, não havendo necessidade de despolpá-los. Entretanto, caso deseja-se armazená-los ou remetê-los para outros locais, é conveniente despolpá-los. Um kg de sementes contém cerca de 35 unidades, sua viabilidade em armazenamento é geralmente curta.

Produção de Sementes: 

Os frutos ou caroço são colocados para germinação logo que são colhidos em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato arenoso bastante rico em material orgânico e, mantidos em ambientes sombreado; devem-se cobrir levemente com o substrato e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorrerá de 3-5 meses e, taxa de germinação é moderada.


Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01




Links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário