Quaresmeira ou flor-de-quaresma

Características  Morfológicas: 


É uma planta extremamente ornamental, atinge uma altura de 8-12 m possui tronco  de 30 a 40 cm de diâmetro com ramos quadrangulares e alados nas arestas. Suas folhas são rijas (ou seja dura ou ereta), e pubescente(coberta por pelos) nas duas faces de 15-20 cm de comprimento.

Ocorrência: 


Encontram-se na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, e Minas Gerais, e principalmente nas florestas pluviais da encosta atlântica. Existe uma variedade dessa espécie que produz flores rósea.



Madeira: 


A madeira é moderadamente pesada, dura, de baixa durabilidade quando exposta às intempéries(mau tempo ou temporal). Ela pode ser empregada para uso interno, confecções de objetos leves, brinquedos, caixotaria. Ela é muito utilizada em paisagismo é ótima também para arborização de ruas estreitas.

Informações ecológicas: 


É uma planta perenifólia (mantém suas folhas durante o ano inteiro) é heliófita (precisa de luz solar) que é uma característica da floresta pluvial atlântica. Ocorre predominantemente nas formações secundárias como capoeiras e capoeirões e produz anualmente grandes quantidades de sementes viáveis.

Floresce geralmente duas vezes ao ano, em junho-agosto e dezembro-março, sendo entretanto nassa última época mais abundante. Os frutos amadurecem de junho até agosto e abril-maio.

Obtenção de Sementes: Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura e liberação das sementes. Isso é facilmente notado balançando-se  um ramo com frutos sobre a palma da mão e observando se há queda de minúsculas sementes. Corta todo o ramo contendo frutos e leva tudo ao sol sobre uma lona plástica. Um kg de semente contém aproximadamente 3.300.000 unidades.

Produção de Mudas:

Colocam-se as sementes para germinação logo que são colhidas, em canteiros sombreados contendo substrato peneirado ou com pó de xaxim, cobrindo-se muito levemente as sementes com o mesmo material. Para evitar que as sementes são arrancadas durante a irrigação cobrir o canteiro com saco de estopa, removendo-o logo que iniciar a emergência.  

Ela ocorrerá em poucas semanas e, a taxa de germinação é baixa. As mudas deverão ser transplantadas para embalagens individuais quando atingirem de 3-4 cm.




Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01


Links:

Um comentário:

  1. GANHEI 6 GALHOS PEQUENOS,PLANTEI ( em vasos, diretamente no chao e tb deixei alguns dentro de um recipiente com agua para criar raizes) E TODOS MORRERAM. PORQUE SERÁ? COMO FAÇO? PEÇO AJUDA POIS ACABEI DE GANHAR NOVAMENTE MAIS 3 GALHOS E ESTOU COM MEDO DE PLANTAR, POR FAVOR E OBRIGADA.

    ResponderExcluir