Sucupira-preto ou Sucupira-do-cerrado

Característica Morfológica:

Altura de 8-16 m com tronco de 30-50 cm de diâmetro. Folhas compostas pinadas, com 9-21 foliólos pubescentes (termo botânico que define uma parte da planta que é coberta por pelos finos, curtos e macios). Flores violeta, dispostas em panículas terminais. Os frutos são pequenas vagens achatadas e indeiscentes (frutos que não abrem-se espontaneamente).

Ocorrência:

Pará, Mato grosso, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo, no cerrado.


Madeira:

Pesada (densidade de 0,91 g/cm3), fibrosa e bastante decorativa e de longa durabilidade natural.

Utilidade:

A madeira é empregada para acabamentos, internos, como assoalho, lambris, molduras, painéis e portas. A árvore é extremamente ornamental quando em flor, podendo ser empregada com sucesso no paisagismo em geral; é particularmente útil para arborização de ruas estreitas. Planta pioneira e adaptada a terrenos secos e pobre, é ótima para reflorestamentos heterogêneos de áreas degradadas.

Informações Ecológica:


É uma planta decídua (perde parte de suas folhas durante o ano), heliófita ( precisa da luz do sol), seletiva xerófita (são plantas adaptadas a viver em climas semiáridos e desérticos), característica do cerrado. Apresenta ampla dispersão por todo o cerrado do Brasil Central e sua transição para a floresta semidecídua. Sua distribuição é bastante uniforme porém em baixa densidade populacional.
Ocorre tanto em formações primárias como secundárias, porém sempre em terrenos altos de rápida drenagem.


Floresce durante os meses de agosto-setembro com a planta quase despida de suas folhagens.Os frutos amadurecem a partir do mês de outubro, prolongando-se até o mês de dezembro.

Obtenção de Sementes:

Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea. Em seguida levá-lo ao sol para secar e facilitar a abertura e retirada das sementes. Podem-se utilizar também as pequenas vagens para a semeadura como se fossem sementes puras entretanto isso poderá resultar em mudas defeituosas. Um kg contém aproximadamente 36.700 unidades.

Produção de Mudas:

Colocar as sementes ou as pequenas vagens para a germinação logo que são colhidas e nenhum tratamento , em canteiros ou diretamente em recipientes individuais mantidos a pleno sol, contendo substrato organo-arenoso; cobri-las levemente com o substrato peneirado e irrigar diariamente. A emergência ocorrerá de 30-60 dias e, taxa de germinação geralmente é baixa. O desenvolvimento das plantas no campo é bastante lento.





Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01



Nenhum comentário:

Postar um comentário