Jacarandá-de-Minas


Características Morfológicas:

Altura de 5-10 m com troncos de 30-40 cm de diâmetro. possuem folhas compostas bipinadas (folhas duplamente compostas) de 20-30 cm de comprimento, com 8-10 jugas (pares de pinas), pinas com 10-15 pares de folíolos glabros (desprovidas de pelos).

Ocorrência: 

Minas Gerais, Goiás, Mato grosso Sul, Mato Grosso, São Paulo até o Paraná. É muito semelhante à espécie exótica (Jacarandá-mimoso). É encontrada principalmente na floresta semidecídua (florestas que perdem parte de sua folhagem em determinada época do ano) na bacia do Paraná.



Madeira: 



É leve, macia, de durabilidade média quando em ambientes secos;

Utilidade: 

A madeira é própria para marcenaria. A árvore é extremamente ornamental, principalmente quando em flor; pode ser empregada com sucesso no paisagismo em geral.

Informações ecológicas: 

Planta decídua (que perdem suas folhagens numa determinada época do ano geralmente nos meses  mais frios outono-inverno). Heliófita (necessita de luz solar) xerófita (são plantas que localizam-se em regiões climáticas áridas( desérticas) e ambiente secos de regiões semiáridas e semiúmidas como a caatinga). Características de encostas rochosas da florestas latifoliadas e transição para o cerrado. Sua dispersão é maior em formações secundárias do Triângulo Mineiro Nordeste de São Paulo, onde é facilmente notada durante a floração em terrenos rochosos secos. É rara sua ocorrência em floresta primária densa.

Floresce a partir do mês de setembro com a planta totalmente despida de suas folhagens, prolongando-se até outubro. Os frutos amadurecem durante os meses de agosto-setembro.



Obtenção de Sementes: 



Os frutos deverão ser colhidos diretamente da árvore quando iniciarem sua abertura espontânea. Em seguida é levado ao sol para completarem a abertura e liberação das sementes. Devido à baixa densidade  das sementes, cobrir os frutos com tela  durante a secagem par evitar sua perda pelo vento. Um kg contém cerca de 33.000 sementes. Sua viabilidade é curta, não ultrapassa 4 meses.

Produção de Mudas:  

Colocam-se as sementes para germinação logo após a colheita em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso e cobrir levemente as sementes com substrato peneirado e irrigar delicadamente 2 vezes ao dia. A emergência ocorre de 12-25 dia e, a germinação geralmente é superior a 80%. As mudas deverão ser transplantadas para embalagens  individuais quando alcançarem de 3-6 cm o desenvolvimento das mudas é rápido, ficando pronta para o plantio no local definitivo de 4-6 meses o desenvolvimento das plantas no campo é considerado moderado.




Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01



Links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário