Guatambu-do-cerrado ou Peroba-cetim


Características Morfológicas:

É uma planta altamente lactescente de 8-18 m de altura, com tronco de 25-35 cm de diâmetro. Possuem folhas denso-tomentosas (folhas recobertas por uma lanugem ou pelos finos) de 15-20 cm de comprimento. Frutos cápsulas deiscentes (frutos que abrem-se liberando suas sementes ainda na planta) grandes.

Ocorrência:

Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo em áreas de cerrados e cerradões.


Madeira:

É moderadamente pesada( densidade 0,79 g/cm3). compacta de fibras entrecruzadas, grafina  de boa resistência ao apodrecimento.

Utilidade:

A madeira é própria para a construção civil e naval, cabos de ferramentas, dormentes, marcenaria e carpintaria, confecção de peças flexivéis e xilografia. A árvore é bastante ornamental pela sua  copa e aproveitada para o paisagismo em geral e para plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente.


Informações  Ecológicas:


É uma planta decídua (perde parte suas folhas em determinada época do ano), é heliófita (necessita da luz solar), seletiva xerófita (são plantas adaptadas a viver em climas semiáridos e desérticos). Sua dispersão é ampla porém descontínua e irregular, ocorrendo geralmente em baixa frequência. Produz anualmente poucas sementes.

Floresce durante os meses de setembro-outubro, com a planta quase desprovidas da folhagem. Os frutos amadurecem nos meses de agosto-setembro.

Obtenção de Sementes:

Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida deverão ser levados ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. Um kg contém aproximadamente 700 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é inferior a 4 meses.

Produção de Mudas:

As sementes são colocadas para germinar logo que são colhidas sem nenhum tratamento, diretamente em embalagens  individuais  contendo substrato argilo-arenoso. Cobri-la apenas levemente com substrato peneirado e irrigar diariamente; para evitar o descobrimento das sementes durante a irrigação, cobrir as embalagens com sacos de estopa. A emergência ocorrerá de 10-25 dias e, a taxa de germinação e geralmente baixa. O desenvolvimento das mudas é lento, somente ficando prontas para o plantio no campo depois de 8 meses de viveiro. O desenvolvimento das plantas no campo também é lento.





Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01


Nenhum comentário:

Postar um comentário