Características Morfológicas:
O ipê é uma das mais lindas árvores do Brasil se não do mundo! Varia na sua altura chegando de 20-30 m, possuindo um tronco de 40-60 cm .As suas folhas são compostas também variando de 5-7 folioladas com folíolo quando jovens densamente. Possui uma inflorescência com uma panícula terminal ampla, com flores campanuladas de 17-33mm de comprimento. Os frutos são cápsulas cilíndricas, deiscente, revestidas por tomento aveludado.
Ocorrência:
Encontra-se no Rio de Janeiro, Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, na floresta semidecídua de altitude.
Madeira:
É pesada, dura, compacta, de longa durabilidade mesmo sob condições favoráveis ao apodrecimento.
Utilidades:
Sua madeira é muito utilizada em obras externas, como dormentes, pontes, moirões, vigas, eixo de rodas para carroças, rolo de moendas, tacos e tábuas para assoalhos, para confecções de tonéis, varais de carroças, dentes de engrenagens para marcenaria e carpintaria em geral. É uma árvore bastante ornamental, não pelo exuberante florescimento mas pela folhagem prateada quando é recém brotada; também pode ser empregada com sucesso no paisagismo em geral.
Informações Ecológicas:
É uma planta decídua, heliófita características de pinhas e florestas semidecídua de altitude. Ocorre tanto no interior da floresta primária densa como em formações abertas e secundárias.
Floresce durante os meses de julho-setembro, geralmente com a planta totalmente despida de folhagem, a maturação dos frutos iniciam-se durante o mês de outubro e prolonga-se até o final de novembro.
Obtenção de Sementes:
Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Logo elas deverão ficar ao sol par completarem a abertura e liberação das sementes. Um kg contém aproximadamente 85.400 sementes.
Produção de Mudas:
As sementes são colocadas para germinar logo após serem colhidas em canteiros ou embalagem individuais contendo substrato organo-argiloso elas deverão ser cobertas com uma fina camada de substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre de 5 a 10 dias e a taxa de germinação geralmente é superior a 80% As mudas deverão ser transplantadas dos canteiros para embalagens individuais quando atingirem de 4 a 6 cm.
Decíduas ou Caducifólias: São plantas que perdem as folhas em uma determinada época do ano.
Folíolo: Subdivisão de folhas das plantas vasculares.
Folhas: São orgãos adaptados para a realização da fotossíntese
Heliófita: Espécie que necessita de muita exposição à luz para o seu pleno desenvolvimento.
Organo-argiloso: solo vegetal argiloso com esterco bem curtido
Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01
Links:
Nenhum comentário:
Postar um comentário