Arnica Brasileira

Considerada uma infestação em áreas agrícolas esta herbácea perene de hastes finas de 0.80 a 1.5 metros de altura é originária da América do sul. Planta com propriedades medicinais, apresenta atividade antimicrobiana devido ao seu extrato de metanol, obtido a partir de suas raízes. Inflorescências em forma de pirâmide com numerosas flores amarelas forma lindos maciços como também belos buquês para ornamentar interiores. Tolera bem o solo pobre mas agradece uma boa adubação. 


Multiplicação:

Multiplica-se por sementes e por se dividir as touceiras, sendo que cada uma delas com seu respectivo rizoma.

Manutenção:

A planta está ameaçada de extinção no país, por ser muito extraída de seu ambiente natural. Ocorre espontaneamente em campos rupestres de Minas Gerais, Bahia e Goiás e só pode ser coletada para pesquisa científica e mediante autorização do CGEN - Conselho de Gestão do Patrimônio Genético.

Glossário:


Inflorescências: É a parte da planta onde se localizam as flores.

Perene (Planta Perene): é a designação botânica dada às espécies vegetais cujo ciclo de vida é longo, permitindo lhe viver por mais de dois anos, ou seja por mais de dois ciclos sazonais. Suas folhas não caem.

Rizoma: Em botânica, refere-se a um tipo de caule que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo, mas podendo também ter porções aéreas.

Rupestres: São ecossistemas encontrados sobre topos de serras e chapadas de altitudes superiores a 900 m com afloramentos rochosos onde predominam ervas,gramíneas e arbustos, podendo ter arvores pouco desenvolvidas.




Bibliografia:
Plantas Ornamentais - Hermes Moreira de Souza
Plantas para jardim no Brasil - Harry Lorenzi

Links:

http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1698660-1489-2,00.html

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/arnica-do-brasil-solidago-microglossa.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário