Alamanda do Sertão


A Alamanda é um arbusto perene que pode chegar a dois metros de altura. Ela é nativa do nordeste brasileiro e é cultivada como planta isolada e em grupos formando maciços ou bordaduras, a pleno sol, com terra fertilizada, apesar de ser tolerante a solos pobres. As flores são vistosas, amarelas e nascem em dupla durante o verão. Muito sensível a frio e geadas, sendo também uma planta Venenosa.


Multiplicação:

A propagação é por sementes e por estacas (com certa dificuldade) cortadas após o florescimento. Porém consegue a multiplicação mais facilmente por alporquia, enterra-se parte de um ramo que continua preso a planta; assim que o ramo enraizar ele é cortado e plantado. 

Necessita um trabalho de condução, amarrando os ramos com cordão de algodão a tutores, treliças ou podem ser entrelaçados em fios de aço esticados junto a paredes e muros. 



Manutenção:


Adubação anual de inverno com composto orgânico e adubo granulado que induz a floração do tipo NPK formulação 4-14-8. As regas durante o verão deverão ser regulares, dependendo da região, em locais frios no inverno só regar quando não houver chuvas no período.

Glossário:

Alporquia:também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando a formação de raízes adventícias num ramo de uma planta já enraizada.

Maciços: Consistente; que se apresenta firme: argumento compacto.

Perene (Planta Perene):  é a designação botânica dada às espécies vegetais cujo ciclo de vida é longo, permitindo lhe viver por mais de dois anos, ou seja por mais de dois ciclos sazonais. Suas folhas não caem.


Bibliografia:
Planta ornamentais do Brasil - Harri Lorenzi/Hermes Moreira de Souza
Venenosas: plantas que matam também curam - Gil Felipe/Maria Cecília

Links:




Margarido Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário