Maranta Pavão

A Maranta pavão é uma herbácea perene de rizoma curto, folhas de 20 a 40 centímetros e decorada com linhas branco-creme que lembram uma pena. Nestas linhas as margens superiores são verdes escuras enquanto na parte de baixo são roxas. São cultivadas em vasos e jardineiras, em maciços ou renques sendo que a terra deve ser rica em nutrientes e bem irrigada, a meia sombra. A marantas pavão é conhecida pelo hábito de dobrar suas folhas durante a noite como se estivessem orando. Não tolera geada.


Multiplicação:

Sua multiplicação é por meio da divisão da planta desde que cada muda seja completa, isto é com folhas, rizoma e raízes, entre o fim do inverno e o começo da primavera.


Manutenção:


A planta necessita de quantidade razoável de umidade, portanto regue regulamente ou borrife água frequentemente para aumentar a umidade ao redor da planta. Adube a cada duas semanas na primavera e no verão com adubo para plantas caseiras misturado pela metade da concentração. Durante o outono e inverno adube mensalmente.


Glossário:

Herbácea:As ervas ou plantas herbáceas são, na maior parte das vezes, definidas de duas formas:

-Plantas de caule macio ou maleável, normalmente rasteiro, sem a presença de lignina (podendo, geralmente, ser cortado apenas com a unha) - ou seja, sem caule lenhoso.

-Plantas cujo caule não sofre crescimento secundário ao longo de seu desenvolvimento.

Maciços: Consistente; que se apresenta firme; Compacto; composto por matéria firmemente unida, sem falhas.

Perene (Planta Perene):  é a designação botânica dada às espécies vegetais cujo ciclo de vida é longo, permitindo lhe viver por mais de dois anos, ou seja por mais de dois ciclos sazonais. Suas folhas não caem.

Rizoma: Em botânica, refere-se a um tipo de caule que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo, mas podendo também ter porções aéreas.




Bibliografia:
Planta ornamentais do Brasil - Harri Lorenzi/Hermes Moreira de Souza


Links:
http://www.ehow.com.br/cuidar-planta-maranta-penadepavao-como_29848/
http://www.jardineiro.net/plantas/maranta-pena-de-pavao-maranta-leuconeura.html






Um comentário: