Bambu com rizoma leptomorfo e de folhas delicadas e bastante ornamentais, com altura entre 8 e 14 metros mas sem flores em nosso país. O tronco do bambu-mossô é o seu grande atrativo, pois ele pode ser facilmente modelado e entortado, para que fique com um aspecto mais interessante. O bambu-mossô prefere solos bem permeáveis e férteis, principalmente quando novos. Desenvolve-se melhor em a pleno sol porém tolera interiores, desde que bem iluminados. Cultivado muitas vezes em grupo formando renques em paredes, muros e cercas. Tolera geadas.
Multiplicação:
Faz-se a multiplicação deste dividindo o rizoma quando há a formação de novos brotos. Dificilmente desenvolve o rizoma quando plantado em vasos de interiores. Plantado em jardins, seu rizoma produzirá novos colmos e outros rizomas nos três primeiros anos.
Manutenção:
É uma planta que precisa de muita luz, devendo preferencialmente ser plantadas sob sol pleno. Porém, ele tolera alguns ambientes internos, devendo ele ser muito bem iluminado.Aplicar fertilizante NPK 10-10-10, seguindo as orientações da embalagem, a cada 3 meses.
Glossário:
Leptomorfo: Que não forma touceiras.
Renque: Série de objetos dispostos numa mesma linha: renque de árvores.
Rizoma: Em botânica, refere-se a um tipo de caule que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo, mas podendo também ter porções aéreas.
Bibliografia:
Planta ornamentais do Brasil - Harri Lorenzi/Hermes Moreira de Souza
Paisagismo, jardinagem-Plantas ornamentais - Antônio Carlos da Siva barbosa
Paisagismo, jardinagem-Plantas ornamentais - Antônio Carlos da Siva barbosa
Links:
Nenhum comentário:
Postar um comentário