Palmito Açaí ou Açaizeiro.

Características Morfológicas: 

Altura de 10-20 m, com tronco múltiplo entouceirada, de 10-20 cm de diâmetro; uma touceira chega a ter até 25 plantas. As folhas são em números de 10-12 contemporâneas, de 2 m de comprimento. E o cacho em número de 3-8 por planta. É moderadamente pesada, mole racha com facilidade,  é de baixa durabilidade em ambientes externos.

Ocorrência: 

Região Amazônica até a Bahia, na floresta pluvial de lugares úmidos ou mata ciliar.




Comportamento  fisiológico: 

Floresce durante quase o ano inteiro, porém predominando nos meses de setembro-janeiro. A maturação de seus frutos, verifica-se também durante a maior parte do ano, com maior intensidade, entretanto, nos meses de julho-dezembro. 


Informações ecológicas:

É uma planta perenifólia, heliófita, pioneira, ocorrendo em terrenos alagados e várzeas úmidas e matas abertas da região Amazônica. Sua regeneração é extraordinariamente grande, Produz quase o ano inteiro grande quantidades de sementes.


Produção de mudas:

Os frutos são colocados para germinação logo que colhidos, em em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato arenoso enriquecido com bastante material orgânico; Devem ser cobrido com uma leve camada de substrato e irrigar diariamente; A emergência ocorre em 30-60 dias. O desenvolvimento das mudas, bem como das plantas no campo são lentos.

Glossário:

Heliófita: São plantas que exigem luz intensa para viver.

Perenifólia: folha persistente ou folha perene ou perenifólia é um atributo da folhagem das plantas que mantêm as suas folhas durante todo o ano.

Pioneira(Planta pioneira): são as plantas que se originam a partir de lugares inóspitos, inabitáveis.



Fontes de pesquisas: Árvores Brasileiras. Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. Autor: Harri Lorenzi Volume 01


Links:
http://www.enfimcasada.com.br/2014/09/diferencas-palmitos-jucaraou/
http://www.ciflorestas.com.br/texto.php?p=palmito





Margarido Nascimento



Nenhum comentário:

Postar um comentário