Características morfológicas:
Altura de 8-15 m com tronco de 50-70 cm de diâmetro. Folhas compostas, com 10-30 folíolos ásperos na página superior.
Ocorrências:
Ceará até Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná, principalmente na floresta latifoliada. Existe uma variedade dessa espécie com inflorescências maiores e mais florífera. Floresce a partir do final de setembro, prolongando-se até dezembro. Os frutos amadurecem em agosto-outubro.
Madeira:
É moderadamente pesada( densidade 0,50 g/cm) porosa, mole e com fibras grossas, é uma planta de baixa durabilidade quanto está em contato com a umidade e o solo.
Utilidades:
A madeira é própria para vigamento, caibros, rodapés, obras internas, também é usada em carpintaria e para confecção de palitos de fósforo e caixotes em geral. É uma planta rústica e adaptada a luz. É útil para plantios de reflorestamentos heterogêneos de áreas degradadas de preservação.
Obtenção de sementes:
Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontâneas, ou ou pode ser recolhidos no chão após a queda. Em seguida eles deverão ser colocados ao sol para serem secados; isso facilita o seu quebramento manual e também ajuda na liberação das sementes, um kg equivale a aproximadamente 14.400 unidades.
Produção de Mudas:
As sementes são colocadas para germinar logo após a colheita em canteiros semi-sombreados contendo substrato organo-argiloso. É interessante escarifica-los os canteiros mecanicamente devido a dureza das sementes isso também ajuda no poder germinativo das sementes. Elas deverão ser cobertas com uma fina camada de substrato fino peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergências ocorre em 25-40 dias e a germinação geralmente é baixa, As mudas deverão ser transplantadas para embalagens individuais.
Glossário:
Folíolos: Subdivisão de folhas das plantas vasculares. Cada folha dessas plantas divide-se em muitas partes menores chamadas folíolos.
Inflorescências: É a parte da planta onde se localizam as flores.
Latifoliada: É do tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes. É o tipo de vegetação predominante na floresta equatorial.
Organo-argiloso: solo vegetal argiloso com esterco bem curtido
Fontes de pesquisas: Árvores Brasileiras. Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. Autor: Harri Lorenzi Volume 01
Links:
http://flores.culturamix.com/flores/chuva-de-ouro
http://www.wikiaves.com.br/flora:chuva-de-ouro
Margarido Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário