Paineira rosa ou árvore-de-lã

Características Morfológicas: 


A paineira chega a uma altura de 15 a 30 m possui uma copa globosa e ampla, seu tronco e cilíndrico e volumoso chegando de 80 a 120 cm de diâmetro, com casca rugosa quando jovem, as folhas são compostas digitadas e longo pecioladas. As flores são longas e vistosas. os frutos são deiscentes ou seja eles abrem-se ao amadurecer liberando suas sementes e indeiscentes quando eles não abrem-se ao tornar-se maduros.

Ocorrência:

Estado do Rio de Janeiro, São Paulo Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, e Norte do Paraná, na floresta latifoliada.



É uma planta decídua, heliófita, seletiva e higrófita e de característica da floresta latifoliada é uma planta de preferências de solo férteis de planícies aluviais e fundo de vales. Produz anualmente grande quantidades de sementes viáveis, que são amplamente disseminadas pelo vento graças à sua fixação à paina.


Floresce a partir de dezembro, prolongando-se até abril e a maturação dos frutos ocorre durante os meses de agosto-setembro com a árvore totalmente despida da folhagem.

Madeira: 

É leve, pouco resistente, mole, textura grossa, de baixa durabilidade, Ela pode ser empregada na confecção  de canoas, cochos, gamelas, cepas, caixotaria e é utilizada na fabricação de de pasta celulósica. A paina também foi utiliza no enchimento de colchão e travesseiro. Ela bem ornamental quanto está em floração, destacando-se bem para o paisagismo de grandes jardins e praças é ótima para plantio mistos em áreas degradadas e de preservação permanente.

Obtenção de sementes:

Seus frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea, o que é facilmente notado pela presença de bolas de plumas branca, em seguida deverão ser levada ao sol par completar a abertura e liberação das sementes envoltas pelas pluma. As sementes deverão ser retiradas manualmente do meio das plumas, e um kg de semente equivale a aproximadamente 5.700 unidades. Sua viabilidade em armazenamento pode durar mais de 5 meses.


Produção de Mudas: 

Colocam-se as sementes para germinar logo que são colhidas e sem nenhum tratamento, elas são mantidas à meia sombra e contendo substrato organo-arenoso. As sementes deverão ser cobertas levemente com substrato peneirado e irrigar 2 vezes ao dia, sua emergência é muito rápida leva de 5 a 8 dias e a taxa de germinação é superior a 80%. O desenvolvimento das mudas é rápido, elas ficam pronta para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses, o desenvolvimento das plantas no campo é bastante rápido.

Glossário:

Heliófita: Espécie que necessita de muita exposição à luz para o seu pleno desenvolvimento.

Higrófita: planta que está está adaptada e vivem zonas de ambiente ou atmosfera com muita umidade.

Organo-argiloso: solo vegetal argiloso com esterco bem curtido


Fonte de Pesquisa: Árvores Brasileiras.
Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil.Volume 01. Autor:  Harri Lorenzi.



Links:



Margarido Nascimento




Nenhum comentário:

Postar um comentário