Flamboyant

Árvore de grande beleza e que atinge uma altura entre 7 e 15 metros de folhas caudocifólias,  sua copa tem um formato largo (oblongo) e  crescimento  relativamente rápido. Suas flores são majestosas e de cor vermelha-alaranjada ou amarelas. Cada flor apresenta cálice com 5 sépalas e corola de 5 pétalas, com longos estames. O flamboyant embora muito belo não é recomendado o seu uso na arborização urbana devido  suas raízes serem bastante agressivas, porém é uma excelente escolha para lugares com muito espaço. Deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil, com irrigações periódicas no primeiro ano. Não encharque a planta, pois pode vir a proliferar fungos. Não resiste a geada e climas extremamente frios, porém é tolerante a salinidade.


Multiplicação:

Multiplica-se por sementes, para isso recomenda-se  ralar, cortar a ponta, ou "lixar" a casca da semente para facilitar a germinação. Após a germinação, quando a muda atingir em media 30 cm a 40 cm transplantar a muda para local amplo, em qualquer tipo de solo. O substrato ideal para o plantio é o típico solo tropical rico em nutrientes, para obtê-lo misture à terra de seu jardim uma boa dose de fertilizante orgânico.

Manutenção:


De tempos em tempos reforce a dose de adubo orgânico e adicione também NPK rico em fósforo, que auxilia a floração da planta. Um truque para não precisar de muito adubo é nunca remover as folhas que caírem da árvore, pois elas virão a se tornar adubo com o tempo.

Glossário:

Caudocifólias: São plantas que, nas estações secas do ano (Outono e Inverno), perdem suas folhas para poupar água.




Bibliografia:
Plantas Ornamentais - Hermes Moreira de Souza
Plantas para jardim no Brasil - Harry Lorenzi

Links:
http://sitiobemestar.blogspot.com.br/2013/06/como-plantar-flamboyant.html
http://www.jardineiro.net/plantas/flamboyant-delonix-regia.html




Nazareno Fraga








Nenhum comentário:

Postar um comentário