Ipê Roxo


Características  Morfológicas:

Altura de 20-35m, com tronco ereto e cilíndrico, de 60-80 cm de diâmetro e casca fissurada longitudinalmente. Folhas compostas palmadas. Folíolos em número de 5 a 13 cm de comprimento. Inflorescências terminais, com flores roxas e raramente brancas. 

Ocorrências: 

Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo até o Rio Grande do Sul, na floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná.


Utilidades: 

A madeira é própria para obras externas e construções pesadas, tanto civil quanto navais, como vigas, postes, pontes tacos e dentes de engrenagens. A árvore em florescimento é um belo espetáculo da natureza. É a espécie de ipê roxo mais largamente utilizada no paisagismo em geral na região sul do país. 

Floresce de junho-agosto, com a planta quase totalmente despida da folhagem. Os frutos  amadurecem em agosto-novembro.

Obtenção de sementes:

Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando os primeiros iniciarem a abertura espontâneas. Eles são levados diretamente ao sol para completarem a abertura e liberação da semente. Um kg de sementes contém aproximadamente 35000 unidades. Seu armazenamento é de um período muito curto  não ultrapassa os 90 dias.

Produção de mudas: 

As mudas são colocadas para a germinação logo que são colhidas em canteiros de semeadura ou diretamente em recipientes individuais contendo substratos argiloso. Em seguida elas são cobridas com uma fina camada de substrato peneirado e irrigado duas vezes ao dia

Glossário:

Folíolos: Subdivisão de folhas das plantas vasculares. Cada folha dessas plantas divide-se em muitas partes menores chamadas folíolos.

Inflorescências: É a parte da planta onde se localizam as flores.

longitudinalmente: No sentido do comprimento.

Latifoliada: É do tipo de vegetação que apresenta folhas largas e grandes. É o tipo de vegetação predominante na floresta equatorial.




Fontes de pesquisas: Árvores Brasileiras. Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. Autor: Harri Lorenzi Volume 01


Links:




Margarido Nascimento





Nenhum comentário:

Postar um comentário