Bromélia - Guzmania Sherzeriana

Planta perene com inflorescências dispostas acima da folhagem (pouco acima), de cor vermelha com flores amarelas. Folhas rígidas de margens lisas. Cultivada principalmente em vasos e em ambientes protegidos, também podem ser amarradas firmemente em troncos, galhos e placas. Mais importante do que onde colocá-las, pode ser o tipo de substrato utilizado que deverá ser fofo e muito bem drenado. Não tolera geadas, sendo sua área de cultivo restrita.



Multiplicação:

Multiplica-se predominantemente e com maior facilidade por sementes e eventualmente pelas mudas que se formam por brotação do rizoma.


Manutenção:

Logo após a floração ou assim que os brotos forem plantados, faz-se a adubação com fertilizantes Osmocote, Folear ou farinha de mamona. Sendo a dose recomendada menos da metade do indicado para outras plantas.

Osmocote: – 1/2 a 1 colher de sopa - dose única.
Farelo de mamona:  – 1/2 a 1 colher de sopa - 1 x/mês (máximo 2-3 doses).
Folear:   - um quarto da dose indicada - 1 – 2 x/mês (pode ser contínuo).



Glossário:

Perene (Planta Perene): é a designação botânica dada às espécies vegetais cujo ciclo de vida é longo, permitindo lhe viver por mais de dois anos, ou seja por mais de dois ciclos sazonais. Suas folhas não caem.

Rizoma: Em botânica, refere-se a um tipo de caule que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo, mas podendo também ter porções aéreas.





Bibliografia:
Planta ornamentais do Brasil - Harri Lorenzi/Hermes Moreira de Souza
Cultivo de Bromélias - Cláudio Coelho de paula

Links:






Nenhum comentário:

Postar um comentário