Carnaubeira ou Carnaúba


Características Morfológicas:  

Chega a uma altura de 7-10 m as vezes pode chegar até 15 m com um tronco de 15-25 cm de diâmetro. As folhas  podem chegar até 1m de comprimento, sustentada por sua base pecíolo espinhoso de 1m de comprimento. As plantas jovens mantém as bainhas presas ao caule, perdendo à medida que a idade vai avançando. Os cachos medem de 2-3 m de comprimento.

Ocorrências: 

Encontram-se no Nordeste brasileiro, nos vales de rios  da região da caatinga e, nos Estados do Pará(Tocantins), Maranhão, Piaui até Goiás e Bahia. Existem também na região do Pantanal Matogrossense uma espécie chamada Copernicia australis (carandá) com características parecida com esta.


Desenvolvem-se preferencialmente em solos argilosos aluviais e, suportando alagamento durante o período chuvoso. Quando está longe do leito dos rios poderá ocorrer uma associações com outras espécies. Ela é resistente ao elevado teor de salinidade do solo, o que é muito comum nas várzeas aluviais da caatinga.

Floresce principalmente durante os meses de julho-outubro e os frutos amadurecem em novembro-março.

Madeira: 

É moderadamente pesada com densidade de 0,94 g/cm3. É resistente e de longa durabilidade em água salgada.

Utilidades: 

A madeira inteira é utilizada como postes, moirões, construções rústicas e lenha; quando ela é fragmentada poderá ser utilizada para caibros, ripas, confecções de artefatos torneados tais como: bengala, caixas. As folhas jovens fornecem uma cera de carnaúba outrora muito utilizada para iluminação(velas) e, atualmente ela é utilizadas para fins indústrias( graxa de sapato, vernizes, ácido pícrico, lubrificantes, sabonetes, fósforos, isolantes, discos). As folhas secas são utilizadas nas coberturas de casas, confecção de chapéus, bolsas, esteiras, cordas, cestos, colchões.

Obtenção de sementes: 

Os frutos são colhidos diretamente da árvore quando iniciam-se  a queda espontânea, ou poderão ser recolhidos do chão após a queda e podem ser utilizados para semeadura. Um kg desses frutos contém aproximadamente 380 unidades.

Produção de Mudas:

Os frutos são colocados para germinação logo após serem colhidos, em canteiros ou diretamente de recipientes individuais contendo substrato-arenoso devem ser mantidos em ambientes semi-sombreados. Sua emergência é lenta e pouco abundante.


Limbo: É a parte laminar da folha.

Pecíolo: É a parte que liga o limbo ao caule da planta.

Bainha: É  uma expansão da base da folha.

Folhas: São orgãos adaptados para a realização da fotossíntese

Decíduas ou Caducifólias: São plantas que perdem as folhas em uma determinada época do ano.



Fonte de pesquisa: Manual de Identificação e cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil / Autor Harri Lorenzi / Volume 01



Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário