Sumaúma-da-Várzea ou Árvore-da-Seda



Sumaúma-da-Várzea ou Árvore-da-Seda


Planta aculeada( apresenta tronco volumoso) de 30-40 m de altura, com tronco dotado de sapopemas basais( grande raiz tubular) de 80-160 cm de diâmetro. Folhas compostas 5-7 digitadas sustentadas por pecíolo de 28 cm; folíolos glabros( desprovidos de pelos)na página superior e pálidos na inferior. Inflorescências em panículas terminais( caracterizado por um cacho em que os ramos vão decrescendo até a base para o ápice), com flores esbranquiçadas.





Ocorrência: Toda a bacia amazônica nas florestas inundadas ou pantanosas da várzea dos rios.


Madeira: Leve macia, de baixa durabilidade natural.


Utilidades: A madeira é empregada na construção de embarcações, para miolo de compensados e produção de celulose. A pluma que envolve as sementes é denominada¨ kapok¨ e muito utilizada industrialmente para confecção de bóias e salva-vidas, para enchimento de colchões e travesseiro e, como isolante térmico. Das sementes extrai um óleo comestível e também utilizado para iluminação e fabrico de sabão.





Informações Ecológicas: Planta decídua( perdem suas folhas numa determinada época do ano) mas só perdem suas folhas durante seu florescimento.É heliófita( precisa da luz solar) seletiva higrófita( gosta de umidade), característica de terrenos muito úmidos e pantanosos da mata primária da várzea. Ocorre também em formações  secundárias, comportando-se como planta pioneira.


Floresce durante os meses de agosto-setembro com a árvores quase totalmente despida se suas folhas. Os frutos amadurecem em outubro-novembro.


Obtenção de Sementes: colhem-se os frutos da árvore. Podem-se recolher do chão as plumas contendo sementes nas proximidades da árvore após sua queda. As sementes envolta pelas plumas deverão ser separada manualmente. Um kg de sementes contém aproximadamente 7.500 unidades, as quais apresentam uma viabilidade superior a 6 meses em armazenamento.








Produção de Mudas: As sementes são colocadas para germinar logo que são colhidas e sem nenhum tratamento, em canteiros ou embalagens individuais contendo substrato organo-argiloso. Cobri-las com uma leve camada de substrato peneirado e irrigar diariamente, mantendo-as em ambiente semi-sombreado. A emergência ocorrerá de 5-10 dias e, a taxa de germinação é  elevada para sementes novas. Transplantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando alcançarem 4-6 cm , as quais ficam prontas para plantio no local definitivo de 3-4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é bastante rápido, atingindo facilmente de 5-6 m aos 2 anos.


Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil.

Autor:  Harri  Lorenzi                Volume  01

















Nenhum comentário:

Postar um comentário